PUBLICIDADE

Drogas e álcool: Tipos e Consequências

As drogas podem ser classificadas em várias categorias com base nos seus efeitos no corpo e na mente. Alguns dos tipos de drogas mais comuns incluem: Estimulantes, Depressivos, Alucinogénios, Inalantes, …

Compartilhar

PUBLICIDADE

As drogas podem ser classificadas em várias categorias com base nos seus efeitos no corpo e na mente. Alguns dos tipos de drogas mais comuns incluem: Estimulantes, Depressivos, Alucinogénios, Inalantes, …

Drogas e álcool: Tipos e Consequências
Álcool
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conceito de droga

Drogas são todas as substâncias, naturais ou sintéticas, que modificam as funções normais do organismo de uma pessoa.

A droga pode provocar, por exemplo, excitação, sono, alucinação e a superação do medo, superação da dor, sensação de bem-estar.

PUBLICIDADE

Tipos de droga

As drogas podem ser lícitas, substâncias usadas legalmente no país e ilícitas, substâncias ilegais e proibidas.

Drogas Ilícitas

As drogas ilícitas, também conhecidas como drogas ilegais, são aquelas cuja produção, comercialização e consumo são proibidos por lei. Seu comércio e uso geralmente ocorrem por meio do tráfico de drogas, que é uma atividade criminosa. Algumas drogas ilícitas podem ser usadas em medicina para tratar insônia, ansiedade e para o tratamento da dor, como a morfina. No entanto, seu uso não médico é considerado ilegal. Exemplos de drogas ilícitas incluem: soruma, cocaína, crack, heroína, ecstasy (MDMA), haxixe, anfetaminas, metanfetaminas, ópio e morfina.

Drogas Lícitas

Drogas lícitas são aquelas cujo uso, produção e comercialização são permitidas por lei. A maioria das drogas lícitas são relativamente seguras quando usadas como indicado, mas podem causar dependência física ou psicológica se usadas em excesso ou por longos períodos. Exemplos de drogas lícitas incluem: álcool e tabaco.

Drogas Controladas

Existem também drogas controladas, que são aquelas cujo uso está regulamentado por lei. Essas drogas podem ser obtidas apenas com uma receita médica e geralmente têm um potencial de abuso significativo. As drogas controladas podem ser classificadas em diferentes escalões, dependendo de seu potencial de abuso e dos riscos associados ao seu uso. Exemplos de drogas controladas incluem: opioides fortes (como o OxyContin e o Vicodin), benzodiazepínicos (como o Xanax e o Valium), e estimulantes (como o Adderall e o Ritalin).

PUBLICIDADE

Álcool

O álcool, especificamente o etanol, é uma das substâncias psicoativas mais consumidas no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,3 bilhões de pessoas no mundo consomem álcool, o que representa 15,1 litros de álcool puro consumidos por pessoa anualmente. O uso nocivo de álcool resulta em aproximadamente 3 milhões de mortes a cada ano, sendo responsável por 5,3% de todas as mortes no mundo.

Consumir álcool com frequência e em grandes quantidades pode levar a uma variedade de problemas de saúde, incluindo transtorno do uso de álcool (AUD), que é caracterizado por um padrão de consumo de álcool que envolve problemas de controle da ingestão, preocupar-se com o álcool, continuar a usar álcool mesmo quando ele causa problemas, ter que beber mais para obter o mesmo efeito, ou ter sintomas de abstinência ao diminuir ou parar rapidamente o álcool.

Beber pesado a longo prazo pode levar a uma variedade de problemas de saúde, incluindo:

  • Cirrose do fígado: O consumo excessivo de álcool a longo prazo é uma das principais causas de cirrose, que é uma doença hepática crônica caracterizada pela substituição do tecido hepático por tecido cicatricial. Isso pode levar à insuficiência hepática, que pode ser fatal.
  • Doença cardiovascular: O consumo excessivo de álcool pode levar a uma variedade de problemas cardiovasculares, incluindo pressão alta, doenças cardíacas e derrames.
  • Câncer: Beber pesado a longo prazo pode aumentar o risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de boca, garganta, esôfago, fígado, cólon e mama.
  • Problemas de saúde mental: O consumo excessivo de álcool pode levar a uma variedade de problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade.
  • Problemas sociais: O consumo excessivo de álcool pode levar a uma variedade de problemas sociais, incluindo perda de emprego, problemas de relacionamento e problemas legais.
PUBLICIDADE

Tabaco

O tabaco é outra substância amplamente consumida no mundo. Segundo a OMS, há cerca de 1,3 bilhão de usuários de tabaco em todo o mundo. A OMS estima que o uso do tabaco é responsável por aproximadamente 8 milhões de mortes a cada ano, tornando-se uma das principais causas de morte evitável em todo o mundo.

O uso de tabaco pode levar a uma variedade de problemas de saúde, incluindo:

  • Cancro do pulmão: O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, sendo a causa mais comum de morte por câncer no mundo. A OMS estima que o uso de tabaco é responsável por aproximadamente 71% de todas as mortes por câncer de pulmão no mundo.
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): O tabagismo também é uma das principais causas da DPOC, que é um grupo de doenças pulmonares que bloqueiam o fluxo aéreo e dificultam a respiração. A OMS estima que o uso de tabaco é responsável por aproximadamente 80% de todas as mortes por DPOC no mundo.
  • Doença cardiovascular: O tabagismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, que é uma classe de doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos. A OMS estima que o uso de tabaco é responsável por aproximadamente 17% de todas as mortes por doenças cardiovasculares no mundo.
  • Problemas de saúde reprodutiva: Fumar durante a gravidez pode aumentar o risco de parto prematuro e bebês de baixo peso. Também pode aumentar o risco de síndrome da morte súbita do lactente (SMSL).
  • Infertilidade: Fumar pode reduzir a fertilidade em homens e mulheres. Nos homens, fumar pode diminuir a contagem de espermatozoides e a motilidade espermática. Nas mulheres, fumar pode danificar os ovários e reduzir a fertilidade.
PUBLICIDADE

Consequências do uso de drogas e álcool no organismo

O consumo de drogas conduz à dependência, chamada de toxicodependência. A toxicodependência caracteriza-se pela necessidade incontrolável de consumir doses cada vez maiores de uma droga para obter o efeito desejado. As consequências são:

  • Aumento do número de criminalidade e delinquência nos jovens;
  • Aumento de acidentes nas rodovias;
  • Instabilidade emocional e financeira nas famílias;
  • Degradação física e a possibilidade de morte por overdose (quantidade excessiva de droga no corpo);
  • Possibilidade de contrair HIV e outras doenças por partilha de seringas contaminadas;
  • Possibilidade de contrair ITS por mau comportamento;
  • Destruição das faculdades mentais e intelectuais;
  • Perda de prazeres e interesses pela vida;
  • Nascimento de filhos com deformações físicas e mentais no caso da mulher grávida consumir drogas;
  • Aumento da violência contra a mulher e crianças e violação sexual;
  • Aumento de doenças cardiovasculares, gastrointestinais, renais, entre outras;
  • Baixa resistência a infecções;
  • Diminuição da fertilidade tanto nas mulheres como nos homens.
PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE

Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática … 

© 2024 MozEstuda   Por: OSJ. Cumbe