Conceitos básicos sobre a Alimentação

A alimentação é um processo vital que envolve a ingestão de substâncias nutritivas para fornecer energia, manter a saúde e sustentar as funções do organismo

Compartilhar

Alimentos

É tudo aquilo que os seres vivos consomem e que servem de fonte de energia para realizarem as diferentes funções vitais (digestão, respiração, reprodução, circulação e excreção).

Exemplos de alimentos: pão, banana, mandioca, galinha, amendoim, etc.

Alimentação

Chama-se alimentação ao processo de procura, seleção e ingestão dos alimentos. A alimentação é um processo vital que envolve a ingestão de substâncias nutritivas para fornecer energia, manter a saúde e sustentar as funções do organismo.

Compreende a escolha, preparação e consumo de alimentos, influenciados por fatores culturais, sociais, econômicos e individuais. A nutrição adequada é essencial para o funcionamento adequado do corpo, fornecendo nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Nutrientes

Os nutrientes são substâncias que são obtidos a partir dos alimentos e que são necessários para o funcionamento adequado do organismo. Eles se encontram nos alimentos e são: proteínas, hidratos de carbono, lípidos ou gorduras, vitaminas, sais minerais e água. Um único alimento pode ser constituído por vários nutrientes.

PUBLICIDADE

Composição dos alimentos

Os alimentos são constituídos por nutrientes, nomeadamente, vitaminas, sais minerais, hidratos de carbono, proteínas, lípidos ou gorduras e água.

Vitaminas

São substâncias que o nosso organismo não é capaz de produzir e que são fornecidas através da alimentação ou de medicamentos.

As vitaminas apesar de serem necessárias em doses muito pequenas, desempenham um papel muito importante de defesa contra as doenças.

Aulas de Biologia da 7ª Classe

Vitaminas: fontes e funções

VitaminasAlimentos onde se encontram (fonte)Função no organismoProblemas causa- dos pela sua falta
AFígado, peixe, manteiga, leite, tomate, ovos, cenoura, manga, abóbora.Melhora a visão e o crescimento.Cegueira noturna, pele seca, maior risco de contrair infeções.
DOvo, fígado, manteiga, peixe, óleo de fígado de bacalhau. Também é produzida na presença de raios solares.Formação e fortalecimento dos ossos e dentes.Raquitismo, dentes e ossos fracos.
ESementes de abóbora, couve, folha de abóbora, leite, manteiga, mel, óleos de girassol, amendoim, milho e soja.Anti -envelhecimento, estimula a reprodução dos animais e previne a esterilidade.Diminuição da fertilidade, envelhecimento precoce, anemia.
PUBLICIDADE
VitaminasAlimentos onde se encontram (fonte)Função no organismoProblemas causa- dos pela sua falta
CLaranja, limão, tangerina, morango, brócolos, repolho, espinafre, tomate, alface, couve, espinafre, rúcula.Evita gripes, Covid-19, protege as gengivas, protege contra as infeções.Escorbuto, cansaço, dores musculares, enjoos, problemas da pele.
KLeite, queijo, manteiga, carne, fígado, ovos, sardinha, amêndoa, semente de gergelim, folhas de mandioca, couve, folhas de feijão-nhemba, folhas de abóbora, espinafre, rúcula.Evita sangramentos, ajuda na coagulação do sangue e na cica- trização e favorece o crescimento.Hemorragia nasal, dificuldade de parar a hemorragia quando se tem lesões ou feridas.
Complexo -B (B12):Batata, banana, legumes, pão integral, abacate, carne de boi, frango, peixe, fígado, gema de ovo.Participa na formação dos glóbulos vermelhos do sangue. Manter a saúde da pele, dos cabelos.Anemia,      perda                      de peso .
PUBLICIDADE

Experiência de identificação da Vitamina C nos alimentos

Comprovação da quantidade de Vitamina C nos alimentos

Material

  • Copos transparentes
  • Solução de Iodo
  • Sumos de laranja, limão, cenoura, etc.
  • Conta-gotas

Procedimento

  • Coloca nos diferentes copos a mesma quantidade de sumo
  • Adiciona em cada copo, gota a gota, a mesma quantidade de Iodo

Conclusão

A solução de Iodo na presença de Vitamina C fica incolor. O número de gotas necessárias para descorar o Iodo indica maior ou menor quantidade da Vitamina C no alimento.

Sais Minerais

São substâncias que desempenham várias funções nos seres vivos, não são produzidas pelo organismo e são obtidas a partir dos alimentos e medicamentos

Principais minerais: Fontes e funções

MineraisAlimentos onde se encontram (fonte)Função no organismoProblemas causa- dos pela sua falta
CálcioLeite, queijo, gema de ovo, carnes de boi e galinha, pato, Perú, peixe, feijão, e castanha de caju.Formação dos ossos Contração dos músculos. Coagulação do sangue.Deformações dos ossos, atraso no crescimento, raquitismo, convulsões.
FósforoPeixe, leite, queijo, carnes, galinha, pato, Perú, sementes de girassol e de abóbora, feijão, lentilha, soja.Formação dos ossos e dentes, ajuda na memóriaEnfraquecimento dos ossos.
IodoPeixes do mar, caranguejo, camarão, lulas, leite e derivados, vegetais.Crescimento e desenvolvimento do organismo.Bócio, atraso no cres- cimento e deficiên- cia mental, proble- mas mentais e físi- cos na idade adulta.
FerroFígado, carnes, gema de ovo, feijão, frutas secas, cereais, lentilhas, folhas de mandioca, couve, espinafre e beterraba.Formação do sangue (hemoglobina), previne a anemia.Anemia, enfraque- cimento, perda de resistência as infec- ções.
FluorEspinafre, beterraba, tomate, alho, cebola, laranja, maça, gema de ovo.Prevenção de pro- blemas dos dentes e ossos.Cárie dentária.
  ZincoCastanhas, amêndoas, quei- jo, leite, feijão, aveia, ervilha, milho, carnes.Crescimento do corpo, imunidade do organismo.Fraca imunidade, vulnerabilidade a gripes e resfriados.
    MagnésioAmêndoas, amendoim, castanha      de                        caju,                        abacate, peixes, semente de abóbo- ra, de gergelim e de linhaça, espinafre, rúcula, couve.Formação dos ossos e dos músculos, produção de energia, fortalecimento dos músculos, controle dos batimentos cardíacos.Cansaço, insónia, cãibras musculares, palpitações, depressão, falta de apetite, falta de memória, diabetes.
SódioSal da cozinhaRegula o equilíbrio de água, promove o funcionamento das células nervosas, ajuda na absorção de proteínas, açúcar e água e na contração muscular.Cãibra muscular, apatia, inquietação, alucinações e morte.
PUBLICIDADE
MineraisAlimentos onde se encontram (fonte)Função no organismoProblemas causa- dos pela sua falta
SelénioOvo, lula, caranguejo, trigo, ostras, polvo, fiambre, sementes de abóboraMelhora o Sistema imunológico, previne o cancro, problemas cardíacos e de memória.Velhice precoce, maior risco de apanhar infeções, cancro.
CobreArroz, fígado, galinha, porco, carneiro, Perú, caranguejo, pato, ostras, amendoim, aveia, papaia, soja, castanha de caju, sementes de abóbora, feijão, cogumelo.Participa na formação dos ossos, previne o envelhecimento, promove a inteligência.Anemia, dores nas articulações
PotássioBanana, sementes de abóbora, batata-doce, couve, espinafre, folhas de mandioca, fruta seca, yogurt, amendoim, beterraba.Regula a quantidade de água no organismo, controla a pressão sanguínea.Cãibras, náuseas, vômitos, prisão de ventre, produção de gases.
PUBLICIDADE

Proteínas, hidratos de carbono e lípidos: fontes e funções

NutrientesfontesFunçõesProblemas causa- dos pela sua falta
ProteínaCarnes, ovos, peixes, leite, queijo, vegetais, cereais, feijão, abacate, amendoim.São responsáveis pela formação e constituição do corpo, pelo crescimento, reparação e substituição de diferentes tecidos que vão sendo destruídos principalmente dos músculos.Fraqueza, queda de cabelo e unhas, pele seca, Marasmo; Kwashiorkor.
Hidratos de carbono/carboidratosCereais, arroz, massa, farinha de milho, trigo mexoeira, mapira, pão, frutas, verduras, mel.Fornece energia.Fraqueza e náuseas.
Lípidos ou gordurasManteiga, óleo, azeite, carnes vermelhas.Fornece energia e mantêm a tempera- tura corporal constante.Problemas de pele, sensação de muito frio.
PUBLICIDADE

Experiência sobre identificação de Proteínas

Material

  • Fígado de galinha
  • Gelatina em pó
  • Ovo
  • Sal
  • Farinha de trigo ou milho
  • Água destilada
  • Sulfato de cobre a 0,5%
  • Hidróxido de sódio
  • Placa de petri, pires de vidro

Procedimento

Coloca cada alimento em pires ou placa de petri, e em seguida adiciona 3ml da água destilada e mais 5 gotas de sulfato de cobre e 5 gotas de hidróxido de sódio.

Resultado

O resultado que apresentar a cor violeta possui maior quantidade de proteínas, se apre- sentar azul claro significa que não tem proteínas. Assim, o fígado de galinha, o ovo, a gelatina, apresentarão a coloração mais escura e a farinha de trigo ou milho e o sal não mudarão para cor violeta.

Experiência sobre identificação de hidratos de carbono nos alimentos

Material

  • Maizena ou farinha de milho
  • Arroz
  • Limão
  • Batata reno
  • Tintura de Iodo ou solução de lugol
  • Pires ou placa de petri
  • Conta-gotas

Procedimento

Coloca cada alimento em um pires ou placa de petri em seguida adiciona cerca de 3 go- tas de Iodo.

Resultado:

Se houver amido (componente principal de hidrato de carbono) no alimento, o iodo vai mudar de cor, de azul para preto.

Experiência sobre identificação de lípidos ou gorduras nos alimentos

Material necessário:

  • Amendoim
  • Castanha de cajú
  • Uma placa de petri ou pires de vidro
  • Papel vegetal, papel de filtro ou jornal

Procedimentos:

  • Coloca sobre a placa de petri ou pires de vidro o papel vegetal ou filtro ou jornal e es- frega o amendoim, ou castanha de cajú, no papel de filtro ou no papel vegetal.
  • Em seguida, vira o papel contra a luz do sol.
  • Coloca outro papel sobre a placa de petri sem esfregar (que lhe sirva de controlo).
  • O que observas?

Conclusão:

As gorduras formam manchas translúcidas no papel o que prova a sua presença nos ali- mentos.

PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sites MozEstuda

Please select a template!

© 2024 – MozEstuda. Todos os direitos reservados