A noção de reunião e intersecção de dois conjuntos refere-se a operações básicas que podem ser realizadas entre conjuntos.
A noção de reunião e intersecção de dois conjuntos refere-se a operações básicas que podem ser realizadas entre conjuntos.
Ao falar da reunião e da intersecção de dois conjuntos estamos a nos referir a operações básicas que podemos realizar entre elementos de dois conjuntos.
A reunião ou união de dois conjuntos A e B é o conjunto de todos elementos que pertencem ao conjunto A ou B. Para indicar a união de dois conjuntos usa-se o símbolo U.
Exemplo:
Dado os conjuntos A = {4, 8, 12} e B = {2, 4, 6, 8, 10, 12, 16}
A U B = {2, 4, 6, 8, 10, 12, 16} Lê-se A reunião com B
Nota que todos os pintamos todos diagramas, em todas partes.
A intersecção de dois conjuntos A e B é o conjunto formado pelos elementos comuns dos conjuntos A e B. Para indicar a intersecção de dois conjuntos usa-se o símbolo: ∩
Exemplo:
Dado os conjuntos A = {4, 8, 14} e B = {2, 4, 6, 8, 10, 12, 16}
A B = {4,8} Lê-se A intersecção com B
Nota que só pintamos a parte da interseção (parte comum dos dois diagramas).
Resumo sobre Reunião e intersecção de dois conjuntos
A união de dois conjuntos, denotada por “∪”, consiste em criar um novo conjunto que contém todos os elementos que pertencem a pelo menos um dos conjuntos originais. A união dos conjuntos A = {1, 2, 3} e B = {3, 4} seria denotada por A ∪ B e resultaria no conjunto {1, 2, 3, 4}, pois todos os elementos de A e B são incluídos na união.
A interseção de dois conjuntos, denotada por “∩”, cria um novo conjunto que contém apenas os elementos que são comuns a ambos os conjuntos originais. Por exemplo, a interseção dos conjuntos A = {1, 2, 3} e B = {3, 4} seria denotada por A ∩ B e resultaria no conjunto {3}, pois apenas o elemento 3 está presente em ambos os conjuntos.
Estas operações são fundamentais na teoria dos conjuntos e permitem realizar várias análises e manipulações de conjuntos.
Seu trabalho académico de Matemática, Física, etc ... Projetos/Relatório está difícil?