PUBLICIDADE

Intoxicação alimentar: conceito, Causas, sintomas e Prevenção

A intoxicação alimentar é uma condição causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados por microrganismos prejudiciais, toxinas ou substâncias químicas

Compartilhar

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conceito

Intoxicação alimentar é um problema de saúde causado pela ingestão de água ou alimentos contaminados. A contaminação pode ocorrer durante o preparo, conservação ou armazenamento dos alimentos.

PUBLICIDADE

Sintomas de intoxicação alimentar

Após a ingestão da água ou de alimentos contaminados dependendo da sensibilidade individual e do agente contaminante, os sintomas aparecem entre 2h a 72h após a ingestão do alimento contaminado.

De uma maneira geral, as reações mais comuns são náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e febre, cólicas, mal-estar. Podem também ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.

PUBLICIDADE

Causas de intoxicação alimentar

Na maioria dos casos a intoxicação alimentar é causada principalmente por bactérias. Para além das bactérias, a contaminação pode ocorrer por vírus, fungos, parasitas (salmonela, amiba), produtos químicos, ou por componentes tóxicos encontrados em certos vegetais (mandioca brava).

PUBLICIDADE

Formas de prevenção da intoxicação alimentar

A prevenção das intoxicações alimentares está diretamente ligada as condições do saneamento do meio (lixo, águas paradas), e aos cuidados a ter durante o preparo das refeições. É também importante verificar os prazos, o estado de conservação e armazena- mento dos alimentos.

Manuseamento e conservação de alimentos

Para a prevenção da intoxicação alimentar, recomenda-se o seguinte:

  • Lavar bem as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro;
  • Embalar adequadamente os alimentos antes de colocá-los na geleira ou no conge- lador;
  • Lavar os utensílios de cozinha, especialmente depois de terem estado em contacto com alimentos crus;
  • Evitar comer carne crua e mal-passada, principalmente a carne de porco, de boi e as miudezas de frango.
  • Evitar comer ovos malcozidos porque são os transmissores mais comuns da bactéria Salmonela;
  • Tomar leite fervido ou pasteurizado;
  • Mergulhar verduras e hortaliças que serão ingeridas cruas numa solução de água com javel (preparada com uma colher de javel para um litro de água);
  • Não ingerir alimentos em conserva cujas embalagens estejam estragadas ou amassadas;
  • Não consuma alimentos que pareçam deteriorados, com aroma, cor ou sabor alte- rados.
PUBLICIDADE

Resumo sobre intoxicação alimentar

Intoxicação alimentar
PUBLICIDADE

A intoxicação alimentar é uma condição causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados por microrganismos prejudiciais, toxinas ou substâncias químicas. Os sintomas comuns incluem náuseas, vômitos, diarreia, cólicas abdominais e febre. Bactérias, vírus, parasitas e toxinas alimentares podem ser responsáveis pela intoxicação.

A contaminação pode ocorrer durante o cultivo, processamento, preparação ou armazenamento dos alimentos. A prevenção envolve práticas de higiene adequadas, como lavagem das mãos, manipulação segura de alimentos, armazenamento correto e cozinhar os alimentos a temperaturas seguras.

Em casos graves, a intoxicação alimentar pode exigir tratamento médico para reidratação e, em alguns casos, o uso de antibióticos.

PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE

Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática … 

© 2024 MozEstuda   Por: OSJ. Cumbe