Estudo dos animais

Os animais” são organismos multicelulares eucarióticos pertencentes ao reino Animalia. Distinguem-se por sua mobilidade, heterotrofia…

Compartilhar

Os animais” são organismos multicelulares eucarióticos pertencentes ao reino Animalia. Distinguem-se por sua mobilidade, heterotrofia (dependência de fontes externas para obtenção de nutrientes) e ausência de parede celular. Os animais exibem uma ampla diversidade em termos de tamanho, forma, habitat e comportamento

PUBLICIDADE

Formas de adaptação dos animais ao ambiente

A adaptação dos animais está relacionada ao mecanismo de defesa, alimentação, condições do clima, entre outros fatores.

PUBLICIDADE

Defesa

Defesa dos animais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Alimentação

Alimentação dos animais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Condições do clima

Alguns animais hibernam (estado de adormecimento) para sobreviver ao frio intenso, por exemplo, morcegos, esquilos e ursos.

A hibernação é uma estratégia de sobrevivência adotada por alguns animais para enfrentar condições adversas, como o frio intenso durante o inverno. Durante a hibernação, esses animais entram em um estado de adormecimento profundo, reduzindo significativamente suas atividades metabólicas, temperatura corporal e consumo de energia.

Morcegos, esquilos e ursos são exemplos de animais que praticam a hibernação, embora o grau e a duração desse estado possam variar entre as espécies. Os morcegos, por exemplo, podem hibernar em cavernas, enquanto os esquilos podem passar por um estado de torpor em seus ninhos. Ursos, embora muitas vezes mencionados como animais que hibernam, na verdade, entram em um estado de sono profundo conhecido como “letargia”, no qual a temperatura corporal e as funções metabólicas diminuem, mas não atingem níveis tão baixos quanto em alguns outros animais hibernantes.

PUBLICIDADE

Importância dos animais

Importância económica

Os animais fornecem vários produtos usados para comercialização por exemplo mel, cera, ovos, carne e leite. Outros fornecem a pele que é utilizada como matéria-prima para o fabrico de sapatos, pastas, entre outros.

Importância ambiental

Alguns animais aquáticos como as ostras, amêijoas e os mexilhões quando capturam partículas alimentares, filtram a água do mar.

Importância alimentar

Alguns animais fornecem carne, ovos e leite, para alimentação do Homem.

Importância medicinal

O veneno de alguns animais serve para produzir remédios, por exemplo o veneno das cobras e escorpiões.

Importância ecológica

Os animais desempenham um papel importante na dispersão de sementes e pólen, contribuindo para o equilíbrio da natureza e participam no processo de decomposição da matéria orgânica como por exemplo as minhocas.

PUBLICIDADE

Conservação dos animais terrestres e aquáticos

Os animais terrestres e aquáticos contribuem para a manutenção do equilíbrio da na- tureza. Algumas formas de conservação são:

  • Evitar o lançamento de resíduos domésticos não tratados, fertilizantes, pesticidas nos rios, mares e lagos;
  • Evitar a destruição de mangais;
  • Respeitar os períodos de veda ou defeso da pesca e da caça;
  • Criar áreas para proteger as espécies;
  • Não destruir o habitat dos animais;
  • Evitar as queimadas;
  • Evitar a caça e a pesca das espécies protegidas.

Em Moçambique, existem leis e áreas de conservação para proteção dos animais em vias de extinção. São exemplos de animais em vias de extinção o rinoceronte, a girafa, o elefante, a tartaruga marinha, o dugongo, o golfinho e o leão.

PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sites MozEstuda

Please select a template!

© 2024 – MozEstuda. Todos os direitos reservados