Nesta aula, iremos discutir aspectos relacionados, com o tecido conjuntivo. Portanto, tal como fizemos na unidade anterior, iremos destacar aspectos relacionados com a sua estrutura, função e tipos de tecido cartilagíneo segundo alguns critérios.
Nesta aula, iremos discutir aspectos relacionados, com o tecido conjuntivo. Portanto, tal como fizemos na unidade anterior, iremos destacar aspectos relacionados com a sua estrutura, função e tipos de tecido cartilagíneo segundo alguns critérios.
Ao completar esta aula você será capaz de:
Identificar o tecido cartilagíneo;
Explicar a estrutura do tecido cartilagíneo;
Descrever os tipos de tecido cartilagíneo;
Compreender a estrutura do tecido cartilagíneo;
Fazer esquemas ilustrativos do tecido cartilagíneo;
Relacionar a estrutura do tecido cartilagíneo com a sua função.
Este tecido contém grande quantidade de substância fundamental ou matriz, mas numa forma sólida mas flexível, o que lhe confere elasticidade. A matriz toma então a designação de condrina. A cartilagem está sempre envolvida pelo pericôndrio, tecido conjuntivo especializado e que nutre a cartilagem pois, ao contrário do que é habitual em tecidos conjuntivos, não existem vasos sanguíneos nem tecido nervoso associado.
As células adultas das cartilagens designam-se condrócitos, localizando- se em cavidades da matriz designadas, por sua vez, condroplastos. Os
condrócitos desenvolvem-se a partir de condroblastos. As fibras das cartilagens são de colagénio ou elastina, como habitual. A unidade funcional da cartilagem designa-se condrona e é formada por um grupo de condrócitos resultantes de uma única célula-condroblasto-e a matriz que as rodeia. O tecido cartilagíneo é uma etapa de crescimento do tecido ósseo mas também é um tecido de sustentação por si mesmo, permitindo, igualmente, a ligação entre os diversos ossos. O crescimento da cartilagem pode ser feito de duas formas:
Este tecido contém grande quantidade de substância fundamental ou matriz, mas numa forma sólida mas flexível, o que lhe confere elasticidade. A cartilagem está sempre envolvida pelo pericôndrio, tecido conjuntivo especializado e que nutre a cartilagem pois, ao contrário do que é habitual em tecidos conjuntivos, não existem vasos sanguíneos nem tecido nervoso associado.
As células adultas das cartilagens designam-se condrócitos, localizando- se em cavidades da matriz designadas, por sua vez, condroplastos. As fibras das cartilagens são de colagénio ou elastina, como habitual. O crescimento da cartilagem pode ser feito de duas formas: crescimento pericondrial e crescimento intersticial. Existem 3 tipos de tecido cartilagíneo: tecido cartilagíneo hialino, tecido cartilagíneo elástico e tecido cartilagíneo fibroso.
Como são designam-se as células adultas das cartilagens e onde se localizam?
R: Designam-se condrócitos, localizando-se em cavidades da matriz designadas, por sua vez, condroplastos.
Seu trabalho académico de Matemática, Física, etc ... Projetos/Relatório está difícil?