Medidas de primeiros socorros

Primeiros socorros são os cuidados imediatos que devem ser prestados a uma pessoa, vítima de acidentes ou com um mal-estar

Compartilhar

PUBLICIDADE

Primeiros socorros

Primeiros socorros são os cuidados imediatos que devem ser prestados a uma pessoa, vítima de acidentes ou com um mal-estar, a fim de prevenir danos ou salvar a vida. Durante o processo, aplicam-se medidas e procedimentos até a vítima ser levada à Uni- dade Sanitária mais próxima.

PUBLICIDADE

Medidas de primeiros socorros em caso de:

Ferimentos

No caso de ferimento superficial da perna, mão ou dedo, deve-se lavar a ferida com muito cuidado, com água e sabão, aplicar o antisséptico e cobrir a ferida com uma gaze ou pano limpo. De seguida, dirigir-se à Unidade Sanitária para que possas tomar a vacina contra o tétano.

No caso de ferimentos profundos em que há corpos estranhos como pedaços de madeira, de vidro ou metal pontiagudos ou cortantes, nunca se deve retirar o corpo estranho da ferida, pois isso aumenta os riscos de hemorragia. Para estes casos, a vítima deve ser levada imediatamente à Unidade Sanitária

Primeiros socorros
PUBLICIDADE

Queimaduras

As queimaduras podem ser:

Do 1º grau, quando atingem a camada superficial da pele, a epiderme. Para este caso faz-se compressas frias após a sua ocorrência e em seguida usa-se vaselina líquida para manter a pele hidratada.

Do 2º grau superficiais ou profundas, quando atingem a epiderme e a derme. Apre- sentam bolhas e o tratamento deve ser na Unidade Sanitária.

Do 3ºgrau, quando atingem todas as camadas da pele, podem atingir os músculos e causar graves deformidades. Devem ser tratadas com urgência na Unidade Sanitária. Se não forem tratadas com urgência podem causar a morte.

Primeiros socorros - Tipos de Quimaduras
PUBLICIDADE

Intoxicação

Intoxicação é um conjunto de sinais e sintomas que surgem quando inalamos ou inge- rimos substâncias tóxicas como, remédio em doses elevadas, insecticidas, produtos de limpeza, pesticidas, racticidas, ácidos, petróleo e gasolina. A intoxicação também pode ocorrer por picadas de animais venenosos como cobras e escorpiões.

Os passos a seguir, em caso de intoxicação são:

  • Identificar o produto que causou a intoxicação e a quantidade ingerida;
  • Em caso de picada, mordedura ou contacto com o veneno, lavar a pele ou os olhos com muita água;
  • Conduzir a vítima imediatamente à Unidade Sanitária mais próxima, levando amostras do veneno encontrado.
PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sites MozEstuda

Please select a template!

© 2024 – MozEstuda. Todos os direitos reservados