PUBLICIDADE

Sistema circulatório: Estrutura do coração

O sistema circulatório é um conjunto de órgãos que são responsáveis pelo transporte do sangue pelo corpo com função de distribuir os nutrientes,

Compartilhar

PUBLICIDADE

O sistema circulatório é um conjunto de órgãos que são responsáveis pelo transporte do sangue pelo corpo com função de distribuir os nutrientes, gases e recolher as substâncias nocivas que são eliminadas pelos órgãos excretores. Este sistema é constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos.

PUBLICIDADE

Estrutura do coração

O Coração humano é um músculo, de tamanho semelhante a um punho fechado que pesa, em média, cerca de 300g no adulto. O coração situa-se na caixa torácica entre os pulmões e tem a função de bombear o sangue para todas as partes do corpo.

A estrutura interna do coração é composta por quatro cavidades: duas aurículas ou átrios (direita e esquerda) que ficam na parte superior e dois ventrículos (direito e esquerdo) que ficam na parte inferior. O lado direito do coração está separado do lado esquerdo por meio de uma parede muscular (sépto) que impede a comunicação entre os dois lados.

Sistema circulatório
PUBLICIDADE

Cada aurícula comunica-se com o ventrículo do mesmo lado por meio de uma válvula que obriga o sangue a circular num só sentido (de cima para baixo) e evita que o sangue volte para trás.

Veja também: Sistema digestivo: Constituição e Tipos de digestão

PUBLICIDADE

Tipos de vasos sanguíneos

O Sangue circula nos vasos sanguíneos que estão distribuídos por todo o corpo. Os vasos sanguíneos são: artérias, veias e capilares.

As artérias conduzem o sangue do coração as diferentes partes do corpo. A medida que as artérias se afastam do coração vão se tornando mais estreitas.

As veias conduzem o sangue das diversas partes do corpo para o coração. As veias tornam-se maiores quando estão mais perto do coração.

Os capilares são vasos sanguíneos muito finos que fazem a comunicação entre as artérias e as veias. Nos capilares ocorrem as trocas gasosas entre o sangue e as células do corpo, a distribuição dos nutrientes e remoção de substâncias nocivas.

No lado direito do coração circula sangue pobre em oxigénio chamado de sangue venoso e do lado esquerdo do coração circula sangue rico em oxigénio chamado de sangue arterial. No coração os dois tipos de sangue nunca se misturam.

PUBLICIDADE

Circulação do sangue

O movimento do sangue no corpo é feito por meio do coração. O Coração permite que o sangue circule nos vasos sanguíneos assegurando assim a vida de todas as células do corpo.

No corpo humano a circulação do sangue divide-se em duas fases: a grande circulação e a pequena circulação.

Pequena e grande circulação
PUBLICIDADE

A grande circulação é o caminho que o sangue arterial faz quando sai do ventrículo esquerdo, através da artéria aorta, e vai a todas as partes do corpo deixar o oxigénio e as substâncias nutritivas nas células e receber delas o dióxido de carbono e as substâncias nocivas. Após estas trocas, transforma-se em sangue venoso voltando ao coração pelas veias cavas para a aurícula direita.

A pequena circulação é o caminho que o sangue venoso faz quando sai do ventrículo direito, pela artéria pulmonar, e vai até aos pulmões onde se dão as trocas gasosas. Daqui o sangue volta ao coração através da veia pulmonar para a aurícula esquerda.

PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE

Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática … 

© 2024 MozEstuda   Por: OSJ. Cumbe