PUBLICIDADE

Qual é o Objeto de estudo da Biologia? Organismos Vivos

Biologia é o estudo da vida e dos organismos vivos. A definição de vida e as características dos seres vivos, como reprodução, ….

Compartilhar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O que é Biologia?

Biologia é o estudo da vida. Mas o que é exatamente a vida?

PUBLICIDADE

Definindo Organismos Vivos

Definir vida não é simples, mas podemos definir o que é um organismo vivo. Portanto, a Biologia passa a ser a ciência que estuda os organismos vivos.

Os cientistas apresentam várias listas de características para definir um organismo vivo, e essas listas geralmente diferem umas das outras.

 

Uma caracterização geral

Alguns pesquisadores fizeram uma caracterização mais geral: Organismos vivos são entidades que exibem propriedades de reprodução, variação e hereditariedade.

Características dos Organismos Vivos

Podemos usar esta caracterização mais geral ou adotar uma das listas de características, como a seguinte:

  • Os organismos vivos são constituídos por uma ou mais células.
  • Eles podem se reproduzir.
  • Eles apresentam crescimento.
  • Eles têm metabolismo, que inclui reações químicas responsáveis pela transformação e utilização de matéria e energia em seus corpos.
  • Eles respondem a estímulos do ambiente.
  • Eles evoluem.
  • Seus corpos têm uma composição química dominada pelos elementos hidrogênio (H), oxigênio (O), carbono (C) e nitrogênio (N). Esses elementos formam moléculas complexas chamadas moléculas orgânicas.
 

Composição Química dos Organismos Vivos

A combinação de hidrogênio, oxigênio e carbono forma carboidratos (como glicose e amido) e lipídios (como gorduras). A combinação de hidrogênio, oxigênio, carbono, nitrogênio e outros elementos químicos dá origem a proteínas e ácidos nucléicos.

 Existem dois tipos de ácidos nucléicos: DNA (ácido desoxirribonucléico) e RNA (ácido ribonucléico). Os ácidos nucleicos contêm a informação genética responsável pelas características dos organismos vivos, desde os estruturalmente mais simples até os mais complexos.

Na matéria não viva, os elementos químicos mais abundantes são o oxigênio (O), o silício (Si) e o alumínio (Al). A figura abaixo compara a composição química média dos organismos vivos com a dos objetos inanimados.

 

Substâncias Inorgânicas

Os elementos presentes na matéria inanimada podem se organizar, mas não formam moléculas tão complexas quanto as moléculas orgânicas encontradas nos organismos vivos. Além destas substâncias orgânicas, os organismos vivos também contêm substâncias inorgânicas, principalmente água e minerais. Estas substâncias também estão presentes em matéria não viva.

Vírus: um caso único

A classificação dos vírus ainda é debatida entre os cientistas. Alguns consideram os vírus como partículas com a capacidade de infectar um organismo vivo, enquanto outros os vêem como formas particulares que adquirem manifestações vitais dentro de uma célula hospedeira.

Os vírus não são compostos de células e só podem se reproduzir dentro de uma célula. Como regra geral, eles perturbam a função celular e, portanto, são considerados parasitas intracelulares.

Neste Curso Completo de Biologia consideraremos os vírus como formas de vida únicas porque possuem ácidos nucleicos e são capazes de se multiplicar e sofrer alterações em seu material genético ao longo do tempo.

PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE

Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática … 

© 2024 MozEstuda   Por: OSJ. Cumbe