PUBLICIDADE

O método científico e suas fases no estudo de Biologia

O método científico é um processo sistemático utilizado pelos cientistas para investigar fenômenos naturais, adquirir conhecimento e ….

Compartilhar

PUBLICIDADE

O método científico 

O método científico e suas fases no estudo de Biologia
PUBLICIDADE



 
PUBLICIDADE

O método científico

O método científico é um processo sistemático utilizado pelos cientistas para investigar fenômenos naturais, adquirir conhecimento e compreender o mundo ao nosso redor.

O campo da Biologia, assim como todas as outras ciências, busca entender e explicar o que acontece na natureza.

 A palavra “ciência” vem do latim e significa saber ou compreender. Mas para buscar esse conhecimento, os cientistas utilizam uma abordagem sistemática chamada método científico.

 Os cientistas são como grandes exploradores da natureza, sempre observando e questionando o mundo ao seu redor.
 
PUBLICIDADE

Observação e Questionamento

A observação é muito importante na prática da ciência. Os cientistas começam suas investigações observando atentamente e fazendo perguntas sobre os fenômenos que encontram, buscando compreendê-los. Depois de formular uma pergunta, eles tentam encontrar possíveis respostas, que são chamadas de hipóteses.

 
PUBLICIDADE

Formulando Hipóteses

Ao formular uma hipótese, os cientistas reúnem informações disponíveis sobre o assunto. Depois de estabelecer uma hipótese, eles fazem deduções, ou seja, eles fazem previsões sobre o que poderá acontecer se a hipótese for verdadeira.

 
PUBLICIDADE

Teste e Experimentação

Essas deduções são testadas por meio de observações ou experimentos adicionais. Isso permite que os cientistas tirem conclusões sobre suas deduções. Se as deduções forem confirmadas, elas são aceitas.

 Caso contrário, são rejeitadas e novas hipóteses são formuladas para serem testadas.
 

Etapas do Método Científico

Observação: Analisar e avaliar criticamente os fatos. 

Questionamento: Formular uma pergunta ou identificar um problema a ser resolvido.

 – Formulação de hipóteses: Propor uma possível resposta à pergunta ou uma solução para o problema. A hipótese é baseada no conhecimento existente sobre o assunto.

 – Deduções: Fazer uma previsão com base na hipótese. – Experimentação: Testar a dedução por meio de observações ou experimentos. É importante ter um grupo experimental, onde um fator é alterado, e um grupo controle, que não sofre alterações. Comparando os resultados dos dois grupos, podemos atribuir qualquer diferença ao fator que está sendo testado. Além dos experimentos, as hipóteses também podem ser testadas por meio da observação simples ou da análise lógica. 

Conclusão: Aceitar ou rejeitar uma hipótese com base nos resultados. – Compartilhamento e Divulgação: Descrever hipóteses, experimentos, dados e discussões para que outros cientistas possam replicar o trabalho, considerar as conclusões e usar as informações como ponto de partida para novas hipóteses e testes. Os cientistas compartilham informações por meio de publicações, conferências e comunicações pessoais.

 

PUBLICIDADE

Conhecimento Científico e Teorias

Se uma hipótese for confirmada por um grande número de experimentos, ela pode se tornar uma teoria. No entanto, as teorias nunca são consideradas verdades absolutas.

 A ciência está sempre mudando e novas teorias são formuladas com base no método científico, substituindo as teorias anteriores. Uma teoria pode ser modificada com base em novas descobertas. Uma teoria é um conjunto de conhecimentos mais amplos que busca explicar fenômenos abrangentes da natureza.

 
PUBLICIDADE

O método científico na vida cotidiana

O método científico pode ser aplicado em diversas situações do nosso dia a dia. Vamos usar um exemplo: seu carro parou de funcionar no meio da rua. Isso é um fato que você observou. Agora, vamos usar o método científico para entender por que o carro parou. 

Exemplo

Pergunta: O que fez o carro parar?

 – Hipótese: A gasolina deve ter acabado. 

Verificação da Hipótese: Verifique o medidor de combustível e veja quantos quilômetros o carro percorreu desde a última vez que o tanque de combustível foi abastecido. Se o medidor mostrar zero e o carro tiver percorrido quilômetros suficientes para que o combustível acabe, então a hipótese é suportada. 

Conclusão: A hipótese está confirmada: a gasolina realmente acabou. O método científico nos ajuda a entender o mundo ao nosso redor e a buscar respostas para nossas perguntas. É uma ferramenta poderosa que todos podemos usar para explorar e descobrir mais sobre a natureza.

PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE

Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática … 

© 2024 MozEstuda   Por: OSJ. Cumbe