PUBLICIDADE

Fungos: Características, Alimentação e importância

Os fungos vivem em lugares escuros sem penetração de luz solar; são seres heterotróficos, parasitas, saprófitos simbióticos e decompositores.

Compartilhar

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Reino dos Fungos ou reino Fungi

Durante muitos anos, os fungos foram considerados plantas e, por isso, incluídos no reino das plantas. No entanto, com o desenvolvimento da ciência, tornou-se claro que este grupo de organismos possui características muito diferentes das plantas. Assim, foram agrupados em outro reino com o mesmo nome – o Reino dos Fungos.

O Reino dos Fungos é um grupo de organismos eucarióticos. Inclui micro-organismos como leveduras e bolores, assim como organismos mais familiares, como cogumelos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias.

Ao concluir esta lição, será capaz de:
– Descrever as características dos fungos.
– Classificar os fungos de acordo com o seu método de obtenção de alimentos.
– Explicar a importância dos fungos tanto para os humanos como para a natureza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Características dos Fungos

Os fungos prosperam em ambientes escuros sem penetração de luz solar. Este reino inclui cogumelos, leveduras, bolores de pão, entre outros.

Os fungos podem crescer em alimentos, plantas, animais domésticos, roupa e até mesmo no corpo humano. Eles apresentam dois tipos de reprodução, assexuada e sexual.

Diferentes espécies de fungos têm sua respectiva temperatura ideal para o crescimento. Em algumas espécies, as paredes celulares são compostas por celulose, enquanto na maioria consistem principalmente de quitina, um polissacarídeo ausente no Reino Vegetal.

Representação esquemática da constituição de um cogumelo

PUBLICIDADE

Os fungos podem ser unicelulares, como as leveduras, ou multicelulares, como os cogumelos. Os fungos são compostos principalmente de filamentos chamados hifas, que juntas formam o micélio, exceto as leveduras e algumas formas unicelulares.

As hifas podem ser septadas ou não septadas.

  • As hifas septadas estão presentes em organismos multicelulares e têm limites celulares distintos.
  • As hifas não-septadas estão presentes em organismos multinucleados e não têm limites celulares distintos.

Os fungos também têm dois tipos funcionais de hifas, nomeadamente hifas vegetativas (para penetrar ou crescer no substrato e fornecer nutrição) e hifas férteis ou frutíferas (principalmente aéreas, que suportam estruturas reprodutivas como esporos).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Alimentação dos fungos

Todos os tipos de fungos são classificados como heterotróficos, e podem ser classificados em diferentes categorias, como Saprófitos, Parasitas, Simbióticos, e Decompositores.

Os fungos Saprófitos realizam a digestão extra corpórea dos alimentos e produzem enzimas específicas que transformam a matéria orgânica em moléculas mais simples.

Os produtos resultantes são absorvidos pelas hifas, e transportados para outras partes do micélio.

Os fungos Parasitas são capazes de provocar doenças graves em seres vivos, enquanto que os Simbióticos vivem associados a outros seres vivos como algas, formando uma estrutura designada Líquene.

Nesta associação simbiótica, os fungos protegem as algas contra a perda de água, enquanto as algas, por sua vez, fornecem alimentos produzidos durante o processo da fotossíntese.

Os fungos também podem associar-se com as raízes das plantas, digerindo os nutrientes do solo, fornecendo uma parte às plantas, e em troca, recebendo alimentos produzidos durante a fotossíntese.

A atividade de Decompositores é de extrema importância para a manutenção da vida dos diferentes organismos, uma vez que os fungos decompõem os organismos mortos, transformando-os em moléculas mais simples. É importante destacar a relevância dos fungos para o equilíbrio dos ecossistemas no nosso planeta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Importância dos Fungos

  • Importância Ecológica

Os fungos decompõem cadáveres, folhas mortas, excrementos e outros materiais orgânicos, reciclando elementos químicos vitais como carbono, nitrogênio e fósforo na forma de compostos minerais que podem ser utilizados por outros organismos.

  • Essa decomposição cria novas oportunidades para a reciclagem da matéria orgânica e a continuidade da vida na Terra.

    Importância na Indústria

Muitos fungos têm importância industrial, como os usados na produção de cerveja, pão, vinho e queijos.

Os fungos também são usados na indústria farmacêutica para a produção de antibióticos usados no tratamento de infecções bacterianas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fungos Nocivos

No entanto, nem todos os fungos são benéficos para os humanos. Fungos parasitas são responsáveis ​​por muitas doenças que afetam os humanos.

Essas doenças são chamadas de micoses e alguns exemplos incluem infecções de pele como a tinha, o pé de atleta e outras doenças como candidíase e dermatite.

Fungos também causam doenças em plantas, como os que causam a ferrugem da batata e podem destruir campos de batata ou aqueles que atacam o milho e fazem com que ele apodreça.

Além disso, alguns cogumelos são venenosos e podem causar a decomposição dos alimentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 1 de Biologia: Sistemática, estudo e classificação dos seres vivos no reino Monera e dos fungos. IEDA. Moçambique.

PUBLICIDADE

Artigos relacionados

PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edit Template
PUBLICIDADE

Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática … 

© 2024 MozEstuda   Por: OSJ. Cumbe