Constituição e função do sistema ósseo-muscular

O sistema ósseo-muscular é constituído pelos ossos e pelos   músculos.  Os ossos e os músculos do nosso corpo formam uma estrutura suficiente…

Compartilhar

PUBLICIDADE

 Constituição e função do sistema ósseo-muscular 

O sistema ósseo-muscular é constituído pelos ossos e pelos   músculos.  Os ossos e os músculos do nosso corpo formam uma estrutura suficientemente robusta para suportar o nosso corpo e, todavia, suficientemente ligeira para nos permitir andar, correr e saltar. 

 

Qual é a função do sistema ósseo-muscular?

Em conjunto os ossos e os músculos executam as seguintes funções:

Sustentação do organismo – apoio para o corpo;

➤ Proteção de estruturas vitais – coração, pulmões, cérebro, etc.

➤ Base mecânica para o movimento;

➤ Armazenamento de sais, por exemplo, o cálcio.

 

Como é constituído o Esqueleto humano? 

O esqueleto do Homem compreende três partes: cabeça, tronco e membros.

 

Como é constituído o Esqueleto humano?
PUBLICIDADE
Como é constituído o Esqueleto humano?



O esqueleto humano é constituído por inúmeras peças cartilaginosas e ósseas articuladas. Essas peças formam um sistema de alavancas, que se movem sob a ação dos músculos. 

A formação do esqueleto tem início durante o segundo mês de gestação, não apresentando desde o princípio a sua consistência final.

 

A maioria dos ossos que constitui o esqueleto de um embrião humano é constituído por um tecido muito mais flexível e elástico que não apresenta minerais na sua constituição – tecido cartilagíneo.

 

Ao longo do crescimento, esta cartilagem vai sendo progressivamente substituída por tecido ósseo, através de um processo denominado ossificação. 

Esta substituição termina entre os 18 e 20 anos, altura em que o crescimento cessa.

 

O corpo humano é composto por 206 ossos, que são responsáveis por cerca de 14% do peso corporal e constituem tecidos muito ativos do organismo.

 

No estudo do esqueleto do Homem começaremos por notar que as partes constituintes, embora muito diferentes em tamanho e forma, todas se distinguem dos outros órgãos pela sua dureza. 

Facilmente compreendemos que se assim não fosse não poderiam sustentar outras partes do corpo que lhe estão ligadas, nem proteger convenientemente os órgãos internos.

 

Exercícios resolvidos sobre constituição e função do sistema ósseo-muscular

Qual é a constituição do sistema ósseo-muscular? 

O sistema ósseo-muscular é composto pelos ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações do corpo humano. Os ossos fornecem a estrutura e suporte para o corpo, enquanto os músculos são responsáveis pelo movimento e pela manutenção da postura.

 Os tendões conectam os músculos aos ossos, permitindo o movimento das articulações, e os ligamentos conectam os ossos entre si, proporcionando estabilidade às articulações.

 

Qual é a função do sistema ósseo-muscular? 

A função principal do sistema ósseo-muscular é permitir o movimento do corpo humano. Além disso, o sistema também desempenha um papel crucial na proteção de órgãos vitais, na produção de células sanguíneas na medula óssea, no armazenamento de minerais essenciais como cálcio e fósforo, e na manutenção da postura e equilíbrio.

 

Como os ossos contribuem para o sistema ósseo-muscular?

 Os ossos são os componentes principais do sistema ósseo-muscular, fornecendo a estrutura esquelética que suporta e protege os tecidos moles do corpo. Eles também atuam como reservatórios de minerais, especialmente cálcio e fósforo, que são essenciais para diversas funções fisiológicas.

 

Qual é a importância dos músculos no sistema ósseo-muscular? 

Os músculos desempenham um papel fundamental no sistema ósseo-muscular ao permitir o movimento das articulações e a locomoção do corpo.

 Além disso, os músculos também são responsáveis por manter a temperatura corporal, sustentar a postura e facilitar funções vitais como a respiração e a circulação sanguínea.

 

Como as articulações estão relacionadas ao sistema ósseo-muscular?

 As articulações são estruturas onde dois ou mais ossos se encontram e estão diretamente relacionadas ao sistema ósseo-muscular, pois permitem o movimento controlado do esqueleto.

 Existem diferentes tipos de articulações que variam em sua amplitude de movimento e função, incluindo as articulações sinoviais (como o joelho e o ombro), fibrosas (como as suturas cranianas) e cartilaginosas (como as articulações intervertebrais).

 

Quais são as principais funções dos tendões e ligamentos no sistema ósseo-muscular? 

Os tendões conectam os músculos aos ossos e desempenham um papel crucial na transmissão da força gerada pelos músculos para os ossos durante o movimento.

 Por outro lado, os ligamentos conectam os ossos entre si nas articulações, fornecendo estabilidade e limitando o movimento excessivo das articulações.

 

Referências

CUBER, M. L.  & GRACHANE, A. (2019). B8 – Biologia 8ª classe. 2ª Edição. 6ª Tiragem. Texto Editores.   

PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sites MozEstuda

Please select a template!

© 2024 – MozEstuda. Todos os direitos reservados