A biologia como ciência que estuda a vida. A Biologia preocupa-se com o estudo dos organismos vivos, bem como das suas diversas manifestações
A biologia como ciência que estuda a vida. A Biologia preocupa-se com o estudo dos organismos vivos, bem como das suas diversas manifestações
A biologia é a ciência que estuda a vida. A Biologia preocupa-se com o estudo dos organismos vivos, bem como das suas diversas manifestações e características vitais.
Estas características podem incluir, mas não estão limitadas a, a composição química dos seres vivos, os seus padrões reprodutivos, evolução, processos metabólicos, estruturas celulares, movimento e crescimento.
O próprio termo “biologia” remonta às suas origens gregas, com “bio” significando “vida” e “logos” referindo-se a “estudo“. Assim, a biologia pode ser definida como o estudo da vida.
Desde os tempos antigos, os humanos têm se preocupado em compreender o funcionamento de seus próprios corpos e do mundo que os rodeia. As origens da Biologia remontam a Aristóteles, que escreveu sobre o assunto em 384-322 aC, tornando-o o primeiro autor conhecido a fazê-lo.
O foco principal de Aristóteles estava no estudo da Natureza viva, o que o levou a tirar inúmeras conclusões. Ele não é apenas considerado o último dos grandes filósofos gregos, mas também o primeiro grande biólogo da Europa.
Aristóteles é mais conhecido pela sua formulação do princípio de que todos os organismos estão inteiramente adaptados ao seu ambiente e pela sua declaração de que a Natureza não desperdiça energia desnecessariamente.
Após a morte de Aristóteles, o campo da biologia passou por um período de estagnação e negligência, com os estudos permanecendo adormecidos e os esforços de investigação quase paralisados.
Os estudos e investigações do campo da Biologia retomaram na época do Renascimento, que começou no século XIV. Durante esse período, muitos artistas, tanto pintores quanto escultores, procuraram obter uma compreensão completa da anatomia humana para que suas representações pudessem ser tão precisas quanto possível.
Assim, as pesquisas realizadas nesse período referem-se à anatomia de humanos e animais, bem como à organização interna desses seres vivos.
Um dos pintores notáveis deste grupo é Leonardo da Vinci. Ele observou a estrutura interna de vários animais e descobriu uma semelhança na organização dos órgãos entre diferentes espécies de mamíferos.
Os primeiros biólogos tinham um grande interesse em compreender o desenvolvimento da flora e da fauna. Além disso, eles se esforçaram para categorizar os organismos vivos usando diversos métodos.
Como resultado desta busca, a humanidade alcançou um avanço notável: a criação e evolução do microscópio, que alterou fundamentalmente o curso da história da Biologia. Pois comeste, a Biologia foi impulsionada para um avanço rápido e fascinante, que ainda hoje se faz notar.
CUBER, M. L. & GRACHANE, A. (2019). B8 – Biologia 8ª classe. 2ª Edição. 6ª Tiragem. Texto Editores.
Seu trabalho académico de Matemática, Física, etc ... Projetos/Relatório está difícil?