Nesta aula, iremos discutir aspectos relacionados, com o tecido ósseo. Portanto, tal como fizemos na aula anterior, iremos destacar aspectos relacionados com a sua estrutura, função e tipos de tecido ósseo segundo alguns critérios.
Nesta aula, iremos discutir aspectos relacionados, com o tecido ósseo. Portanto, tal como fizemos na aula anterior, iremos destacar aspectos relacionados com a sua estrutura, função e tipos de tecido ósseo segundo alguns critérios.
Ao completar esta aula você será capaz de:
Identificar o tecido ósseo;
Explicar a estrutura do tecido ósseo;
Descrever os tipos de tecido ósseo;
Compreender a estrutura do tecido ósseo;
Fazer esquemas ilustrativos do tecido ósseo;
Relacionar a estrutura do tecido ósseo com a sua função.
No caso deste tipo de tecido conjuntivo, a matriz e a rede densa de fibras estão impregnadas com sais minerais (principalmente fósforo e cálcio), formando a chamada matriz óssea ou osseína. Este tecido ocorre apenas nos peixes ósseos e tetrápodes, diferindo dos esqueletos calcários de invertebrados.
As células que compõem o tecido ósseo são de 3 tipos principais:
A unidade estrutural do osso designa-se osteona ou sistema de Havers. No entanto, esta estrutura não é geral a todos os tipos de ossos, apenas ocorrendo em ossos longos. No seu centro encontra-se um canal, designado canal de Havers, por onde passam vasos sanguíneos e nervos. Dispostas concentricamente em redor do canal de Havers estão as lamelas ósseas, onde se encontram os osteócitos dentro de osteoplastos, comunicando entre si por canalículos radiais.
Os ossos estão envolvidos por uma membrana dupla designada perióstio. Esta membrana tem uma camada externa fibrosa, muito rica em fibroblastos e fibras de colagénio, e uma camada interna osteogénica, contendo células mesenquimatosas percursoras dos osteoblastos. É a partir da camada externa do perióstio que se fixam os tendões e os músculos aos ossos. A percentagem de minerais no osso aumenta com a idade do indivíduo, ao mesmo tempo que diminui a quantidade de matriz orgânica, o que explica porque os ossos jovens são resistentes e os velhos são quebradiços.
Directamente relacionada com o crescimento está a ossificação, da qual existem 3 tipos diferentes:
No caso deste tipo de tecido conjuntivo, a matriz e a rede densa de fibras estão impregnadas com sais minerais (principalmente fósforo e cálcio), formando a chamada matriz óssea ou osseína. Este tecido ocorre apenas nos peixes ósseos e tetrápodes, diferindo dos esqueletos calcários de invertebrados. As células que compõem o tecido ósseo são de 3 tipos principais: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos.
No seu centro encontra-se um canal, designado canal de Havers, por onde passam vasos sanguíneos e nervos. Dispostas concentricamente em redor do canal de Havers estão as lamelas ósseas, onde se encontram os osteócitos dentro de osteoplastos, comunicando entre si por canalículos radiais.
Os ossos estão envolvidos por uma membrana dupla designada perióstio. Esta membrana tem uma camada externa fibrosa, muito rica em fibroblastos e fibras de colagénio, e uma camada interna osteogénica, contendo células mesenquimatosas percursoras dos osteoblastos.
Existem dois tipos de tecido ósseo: tecido ósseo compacto e tecido ósseo esponjoso. O crescimento do osso passa por várias etapas: diferenciação de células mesenquimatosas em osteoblastos; produção da matriz orgânica e transformação dos osteoblastos em osteócitos; mineralização da matriz orgânica e formação dos osteoclastos.
Directamente relacionada com o crescimento está a ossificação, da qual existem 3 tipos diferentes: ossificação membranosa , ossificação endocondrial e ossificação ectópica.
Seu trabalho académico de Matemática, Física, etc ... Projetos/Relatório está difícil?
Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática …
© 2024 MozEstuda Por: OSJ. Cumbe