Tecido Ósseo: resumo e exercícios

Nesta aula, iremos discutir aspectos relacionados, com o tecido ósseo. Portanto, tal como fizemos na aula anterior, iremos destacar aspectos relacionados com a sua estrutura, função e tipos de tecido ósseo segundo alguns critérios.

Compartilhar

Ao completar esta aula você será capaz de:

 Identificar o tecido ósseo;
 Explicar a estrutura do tecido ósseo;
 Descrever os tipos de tecido ósseo;
 Compreender a estrutura do tecido ósseo;
 Fazer esquemas ilustrativos do tecido ósseo;
 Relacionar a estrutura do tecido ósseo com a sua função.

Tecido Ósseo

No caso deste tipo de tecido conjuntivo, a matriz e a rede densa de fibras estão impregnadas com sais minerais (principalmente fósforo e cálcio), formando a chamada matriz óssea ou osseína. Este tecido ocorre apenas nos peixes ósseos e tetrápodes, diferindo dos esqueletos calcários de invertebrados.

As células que compõem o tecido ósseo são de 3 tipos principais:

  • Osteoblastos: estas células apenas são activas durante cerca de 8 dias, tempo durante o qual produzem a matriz e as fibras. Após esse tempo ficam incluídas no tecido ósseo, passando a designar-se osteócitos;
  • Osteócitos: células fusiformes e com numerosos prolongamentos citoplasmáticos que atravessam canais no osso, ligando as diversas células entre si e aos vasos sanguíneos que as alimentam. Cada célula localiza-se numa cavidade na osseína designada osteoplasto;
  • Osteoclastos: estas células apenas vivem cerca de 2 dias, são grandes e multinucleadas. Apresentam uma zona com vilosidades que se encontra em contacto com o osso formado, o qual destroem para retirar fósforo e cálcio.

A unidade estrutural do osso designa-se osteona ou sistema de Havers. No entanto, esta estrutura não é geral a todos os tipos de ossos, apenas ocorrendo em ossos longos. No seu centro encontra-se um canal, designado canal de Havers, por onde passam vasos sanguíneos e nervos. Dispostas concentricamente em redor do canal de Havers estão as lamelas ósseas, onde se encontram os osteócitos dentro de osteoplastos, comunicando entre si por canalículos radiais.

A Unidade Estrutural do Tecido Ósseo.
PUBLICIDADE

Os ossos estão envolvidos por uma membrana dupla designada perióstio. Esta membrana tem uma camada externa fibrosa, muito rica em fibroblastos e fibras de colagénio, e uma camada interna osteogénica, contendo células mesenquimatosas percursoras dos osteoblastos. É a partir da camada externa do perióstio que se fixam os tendões e os músculos aos ossos. A percentagem de minerais no osso aumenta com a idade do indivíduo, ao mesmo tempo que diminui a quantidade de matriz orgânica, o que explica porque os ossos jovens são resistentes e os velhos são quebradiços.

PUBLICIDADE

Existem dois tipos de tecido ósseo:

  • Tecido Ósseo Compacto: apresenta poucos espaços e localiza- se principalmente nas diáfises (zonas centrais ocas que contêm a medula amarela, rica em gordura) dos ossos longos e recobre com uma fina camada as epífises. Podem identificar-se facilmente os sistemas de Havers, que correm longitudinalmente, unidos por canais radiais que vão desde o perióstio á cavidade medular. A sua estrutura compacta fornece rigidez e e força ao osso;
  • Tecido Ósseo Esponjoso: apresenta grande quantidade de espaços, onde se localiza a medula óssea vermelha. Neste caso não há uma organização regular, não podendo identificar-se os sistemas de Havers. Encontra-se principalmente nas epífises (zonas terminais ou cabeças) dos ossos longos.
Estrutura de um Osso Longo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O crescimento do osso passa por várias etapas:

  • Diferenciação de células mesenquimatosas em osteoblastos;
  • Produção da matriz orgânica e transformação dos osteoblastos em osteócitos;
  • Mineralização da matriz orgânica;
  • Formação dos osteoclastos.

Directamente relacionada com o crescimento está a ossificação, da qual existem 3 tipos diferentes:

  • Ossificação Membranosa: ocorre nos ossos planos (crânio, por exemplo), em que células mesenquimatosas se transformam em osteoblastos, no seio de tecido conjuntivo vulgar. A matriz orgânica por eles formada vai, posteriormente, sofrer a calcificação em lamelas paralelas á superfície do osso;
  • Ossificação Endocondrial: ocorre nos ossos longos, a partir de células do pericôndrio que envolve uma cartilagem “molde”, as quais se transformam em osteoblastos;
  • Ossificação Ectópica: decorre a partir de células mesenquimatosas existentes em qualquer local do corpo, em tecidos conjuntivos.
PUBLICIDADE

Sumário

No caso deste tipo de tecido conjuntivo, a matriz e a rede densa de fibras estão impregnadas com sais minerais (principalmente fósforo e cálcio), formando a chamada matriz óssea ou osseína. Este tecido ocorre apenas nos peixes ósseos e tetrápodes, diferindo dos esqueletos calcários de invertebrados. As células que compõem o tecido ósseo são de 3 tipos principais: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos.

No seu centro encontra-se um canal, designado canal de Havers, por onde passam vasos sanguíneos e nervos. Dispostas concentricamente em redor do canal de Havers estão as lamelas ósseas, onde se encontram os osteócitos dentro de osteoplastos, comunicando entre si por canalículos radiais.

Os ossos estão envolvidos por uma membrana dupla designada perióstio. Esta membrana tem uma camada externa fibrosa, muito rica em fibroblastos e fibras de colagénio, e uma camada interna osteogénica,  contendo  células  mesenquimatosas  percursoras  dos osteoblastos.

Existem dois tipos de tecido ósseo: tecido ósseo compacto e tecido ósseo esponjoso. O crescimento do osso passa por várias etapas: diferenciação de células mesenquimatosas em osteoblastos; produção da matriz orgânica e transformação dos osteoblastos em osteócitos; mineralização da matriz orgânica e formação dos osteoclastos.

Directamente relacionada com o crescimento está a ossificação, da qual existem 3 tipos diferentes: ossificação membranosa , ossificação endocondrial e ossificação ectópica.

PUBLICIDADE

Exercícios

  1. Como é que se chamam as células que compõem o tecido ósseo.
    R: Osteoblastos, osteócitos e osteoclastos.
  1. Quais são os tipos de tecido ósseo?
    R: Tecido ósseo compacto e tecido ósseo esponjoso.
  2. Mencione as várias etapas do crescimento do osso R: Diferenciação de células mesenquimatosas em
    osteoblastos; Produção da matriz orgânica e transformação dos osteoblastos em osteócitos; Mineralização da matriz orgânica; Formação dos osteoclastos.
  3. Directamente relacionada com o crescimento está a ossificação, da qual existem 3 tipos diferentes. Diga quais são.
    R: Ossificação membranosa, ossificação endocondrial e
    ossificação ectópica.
PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sites MozEstuda

Please select a template!

© 2024 – MozEstuda. Todos os direitos reservados