Tecido Cartilagíneo

Nesta aula, iremos discutir aspectos relacionados, com o tecido conjuntivo. Portanto, tal como fizemos na unidade anterior, iremos destacar aspectos relacionados com a sua estrutura, função e tipos de tecido cartilagíneo segundo alguns critérios.

Compartilhar

Ao completar esta aula você será capaz de:

 Identificar o tecido cartilagíneo;
 Explicar a estrutura do tecido cartilagíneo;
 Descrever os tipos de tecido cartilagíneo;
 Compreender a estrutura do tecido cartilagíneo;
 Fazer esquemas ilustrativos do tecido cartilagíneo;
 Relacionar a estrutura do tecido cartilagíneo com a sua função.

Tecido Cartilagíneo

Este tecido contém grande quantidade de substância fundamental ou matriz, mas numa forma sólida mas flexível, o que lhe confere elasticidade. A matriz toma então a designação de condrina. A cartilagem está sempre envolvida pelo pericôndrio, tecido conjuntivo especializado e que nutre a cartilagem pois, ao contrário do que é habitual em tecidos conjuntivos, não existem vasos sanguíneos nem tecido nervoso associado.

As células adultas das cartilagens designam-se condrócitos, localizando- se em cavidades da matriz designadas, por sua vez, condroplastos. Os

condrócitos desenvolvem-se a partir de condroblastos. As fibras das cartilagens são de colagénio ou elastina, como habitual. A unidade funcional da cartilagem designa-se condrona e é formada por um grupo de condrócitos resultantes de uma única célula-condroblasto-e a matriz que as rodeia. O tecido cartilagíneo é uma etapa de crescimento do tecido ósseo mas também é um tecido de sustentação por si mesmo, permitindo, igualmente, a ligação entre os diversos ossos. O crescimento da cartilagem pode ser feito de duas formas:

  • Crescimento Pericondrial: as células da camada interna do pericôndrio transformam-se em condroblastos;
  • Crescimento Intersticial: rara em animais adultos, esta forma de crescimento da cartilagem ocorre por mitoses dos condrócitos.
Cartilagem Hialina envolvida pelo Pericôndrio e notando-se os Condrócitos alojados nas cavidades (condroplastos ou lacunas).
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Existem 3 tipos de tecido cartilagíneo:

  • Tecido Cartilagíneo Hialino: esta é a cartilagem mais comum e menos diferenciada, contém fibras de colagénio finas e grande quantidade de condrina. Ao M.O.C. apresenta uma tonalidade branco-azulada, translúcida e homogénea. Existe na traqueia, nariz e reveste as superfícies das articulações e pontas das costelas nos vertebrados adultos com esqueleto ósseo. Compõe igualmente a totalidade do esqueleto embrionário dos vertebrados e dos adultos dos peixes cartilagíneos. Pode tornar- se impregnada em sais minerais mas nunca se transforma em osso;
  • Tecido Cartilagíneo Elástico: neste tipo de cartilagem as células estão mais agrupadas e existe grande quantidade de fibras elásticas amareladas numa rede muito densa. Existe nos pavilhões auditivos dos mamíferos e nas trompas de Eustáquio;
  • Tecido Cartilagíneo Fibroso: contém pouca percentagem de células e de condrina e é muito rico em fibras, o que a torna a cartilagem mais resistente dos 3 tipos existentes. Pode ser encontrada nos discos intervertebrais de mamíferos e outras articulações sujeitas a grandes esforços.
PUBLICIDADE

Sumário

Este tecido contém grande quantidade de substância fundamental ou matriz, mas numa forma sólida mas flexível, o que lhe confere elasticidade. A cartilagem está sempre envolvida pelo pericôndrio, tecido conjuntivo especializado e que nutre a cartilagem pois, ao contrário do que é habitual em tecidos conjuntivos, não existem vasos sanguíneos nem tecido nervoso associado.

As células adultas das cartilagens designam-se condrócitos, localizando- se em cavidades da matriz designadas, por sua vez, condroplastos. As fibras das cartilagens são de colagénio ou elastina, como habitual. O crescimento da cartilagem pode ser feito de duas formas: crescimento pericondrial e crescimento intersticial. Existem 3 tipos de tecido cartilagíneo: tecido cartilagíneo hialino, tecido cartilagíneo elástico e tecido cartilagíneo fibroso.

PUBLICIDADE

Exercícios 1.

Como são designam-se as células adultas das cartilagens e onde se localizam?
R: Designam-se condrócitos, localizando-se em cavidades da matriz designadas, por sua vez, condroplastos.

  1. Quais são as formas de crescimento da cartilagem?
    R: Crescimento pericondrial: as células da camada interna do pericôndrio transformam-se em condroblastos e crescimento intersticial: rara em animais adultos, esta forma de crescimento da cartilagem ocorre por mitoses dos condrócitos.
  2. Enumere os tipos de tecido cartilagíneo.
    R: Tecido cartilagíneo hialino, tecido cartilagíneo e tecido cartilagíneo fibroso.

PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sites MozEstuda

Please select a template!

© 2024 – MozEstuda. Todos os direitos reservados