Os protozoários podem viver livremente na água ou em terra, ou como parasitas em vários órgãos animais, perturbando assim a sua função adequada e causando diversas doenças.
Algumas destas doenças – infeções parasitárias – são sentidas em diferentes partes do mundo, como a malária, que é característica da zona tropical.
Ao concluir esta lição, será capaz de: identificar doenças causadas por protozoários; explicar a sintomatologia de doenças causadas por parasitas protozoários; descrever os modos de transmissão de doenças causadas por parasitas protozoários; descrever o ciclo de vida do plasmodium.
Além disso, a terminologia usada nesta lição inclui úlceras, que são lesões das paredes do estômago.
O que são protozoários parasitas?
Protozoários parasitas são microrganismos que se alimentam às custas de outros seres vivos, podem ser encontrados em diferentes ambientes e possuem variadas formas e tamanhos.
É interessante destacar que alguns protozoários têm a capacidade de infectar seres humanos e animais, causando diversas doenças.
Alguns exemplos de protozoários parasitas são a amiba, o toxoplasma, o Trypanossoma e o plasmodium.
► A amiba
A amiba é um organismo unicelular encontrado em solos húmidos e pode causar a amebíase, um tipo de infecção intestinal.
Algumas espécies do genero Amiba são: entamoeba coli que vive no organismo do homem (intestino grosso) de forma inofensiva onde se alimenta de bactérias
► Toxoplasma
A toxoplasmose é encontrada nas fezes de gatos e pode infetar outras espécies, incluindo humanos, causando sintomas graves em pessoas com sistemas imunitários comprometidos.
A doença do sono causada pelo Trypanosoma gambiense
A doença do sono é causada pelo Trypanosoma gambiense, que é encontrado nas regiões intertropicais da África. É transmitido aos seres humanos através da mosca tsé-tsé.
Modo de transmissão:
Quando a mosca absorve o sangue de uma pessoa infectada, o parasita passa para o intestino da mosca, onde se reproduz. Em seguida, migra para as glândulas salivares e daí para o sangue de outra pessoa que é picada.
Esta doença manifesta-se através de sonolência pronunciada nas pessoas, daí a designação atribuída a ela.
► O Trypanosoma e o plasmodium
O Trypanosoma é o agente causador da doença do sono e da leishmaniose, enquanto o plasmodium é o responsável pela malária.
É imprescindível adotar medidas preventivas para evitar a disseminação desses parasitas e, por conseguinte, doenças a eles associadas.
A malária ou paludismo
A malária ou paludismo é provocada pelo plasmodium vivax. A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles que necessita de sangue para a sua alimentação.
Ao picar, pode introduzir parasitas que, após um período de multiplicação ativa no fígado, passam para o sangue e provocam a destruição dos glóbulos vermelhos.
Caso o mosquito sugue o sangue desse indivíduo, o parasita, após reprodução sexuada no organismo do mosquito, origina formas que migram para as glândulas salivares e podem ser transmitidas novamente a outro indivíduo, e assim sucessivamente.
Sintomas Medidas preventivas da malária
A malária é uma doença que apresenta sintomas como febre alta, calafrios, dor nas articulações, náuseas e mal-estar geral. É transmitida pela picada de mosquitos infectados, por isso a prevenção contra a doença é fundamental. As medidas preventivas incluem a eliminação de áreas com água parada, o uso de redes mosquiteiras em portas e janelas, a eliminação adequada de resíduos, o uso de repelentes e roupas protetoras apropriadas durante atividades ao ar livre em áreas de alto risco. É importante estar atento aos sintomas da malária e procurar ajuda médica para tratamento imediato, pois a doença pode ser grave e até fatal se não tratada corretamente.
Referências bibliográficas
MINEDH. Módulo 1 de Biologia: Sistemática, estudo e classificação dos seres vivos no reino Monera e dos fungos. IEDA. Moçambique.