Qual é a diferença entre custo; despesa; investimento e proveito?

Custo refere-se ao valor gasto na aquisição de recursos, despesas são os gastos operacionais, perda é a diminuição do valor dos ativos, …

Compartilhar

Custo refere-se ao valor gasto na aquisição de recursos, despesas são os gastos operacionais, perda é a diminuição do valor dos ativos, investimento é a aplicação de recursos com expectativa de retorno, proveito é o benefício obtido e gastos englobam todos os dispêndios financeiros.

O que é a diferença entre custo, despesas, proveito, gastos?
PUBLICIDADE
Custo

▰ Qual é a diferença entre custo, despesas, perda, investimento, proveito, gastos?

 

PUBLICIDADE

▰ O que é Custo?

Custos são os gastos aplicados na produção de um novo produto, que englobam diversos elementos como materiais, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação, entre outros. Ou seja, custo é similar a investimento.

 Esses custos são essenciais para determinar o preço de venda do produto e também para avaliar a rentabilidade do negócio.

PUBLICIDADE

▰ O que é despesa?

Despesas são os gastos incorridos pelas áreas não produtivas de uma empresa. Essas despesas podem incluir uma variedade de itens, como despesas de correio, impostos, comissões sobre vendas, juros, aluguel, salários administrativos, s marketing e publicidade, viagens e entretenimento, entre outros.

As despesas são consideradas como parte do processo de manutenção da empresa em funcionamento e geralmente são dedutíveis para fins fiscais.

 

PUBLICIDADE

▰ O que é investimento?

Investimentos são os gastos realizados por uma empresa com o objetivo de adquirir bens que serão utilizados em suas atividades produtivas. Esses gastos podem incluir a compra de máquinas e equipamentos, veículos, móveis e utensílios, materiais e outros ativos necessários para a produção de bens ou prestação de serviços.
O investimento refere-se à alocação de recursos financeiros com o objetivo de obter um retorno futuro.
Os investimentos são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das empresas, pois permitem a modernização dos processos produtivos, aumento da capacidade de produção, melhoria da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, entre outros benefícios.
 Além disso, os investimentos também podem ser realizados visando a expansão do negócio, entrada em novos mercados ou diversificação das atividades.

PUBLICIDADE

▰ O que é proveito?

Proveitos, também conhecidos como receitas ou ganhos, são aumentos de benefícios econômicos durante o período contábil de uma entidade. Esses benefícios podem ser obtidos por meio de influxos de recursos financeiros, melhoria de ativos ou redução do passivo.

PUBLICIDADE

▰ O que é perda?

Na ótica contabilística, a perda é um conceito que se refere à diminuição do valor de um ativo ou ao aumento de uma obrigação, resultando em uma redução do patrimônio líquido de uma entidade.

 Essa diminuição de valor pode ocorrer devido a diversos fatores, como deterioração física, obsolescência, desvalorização do mercado, entre outros.

 

A perda contábil pode ser classificada em duas categorias principais: perda temporária e perda permanente. A perda temporária ocorre quando o valor de um ativo diminui temporariamente, mas é esperado que se recupere no futuro. Já a perda permanente ocorre quando o valor de um ativo diminui de forma irreversível.

 

PUBLICIDADE

▰ O que é gasto?

Gastos, na ótica contabilística são sacrifícios financeiros que uma pessoa, empresas ou governo têm que arcar a fim de atingir seus objetivos. Os gastos podem ser: Custos, despesas, perdas e investimentos.

O gasto é um termo utilizado para descrever a saída de recursos financeiros ou a incorrência de uma obrigação que resulta em uma diminuição do patrimônio líquido de uma entidade.

 Os gastos são registados e reconhecidos nas demonstrações financeiras de uma organização de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos.

Ex: Gastos com salários, matéria-prima, mão-de-obra, energia,

 

▰ Diferenças entre custo, despesas, investimento, proveito, gastos

➽ Qual é a diferença entre custo e despesa?

 As despesas são diferentes dos custos, que estão diretamente relacionados à produção de bens ou serviços. Enquanto os custos estão associados à criação do produto final da empresa, as despesas estão relacionadas às atividades necessárias para manter a empresa em funcionamento, mas que não estão diretamente ligadas à produção.
 

➽ Qual é a diferença entre custo e investimento?

Uma das principais diferenças entre custo e investimento está na perspetiva temporal. Os custos são gastos imediatos que têm impacto direto nas finanças atuais da empresa ou indivíduo.

 Já os investimentos envolvem uma visão de longo prazo, pois seu retorno pode ocorrer ao longo do tempo.

Os investimentos são feitos com a expectativa de gerar valor adicional, enquanto os custos são necessários para manter as operações em funcionamento.

 

➽ Qual é a diferença entre custo e proveito?

O custo refere-se aos gastos incorridos ao realizar uma atividade ou projeto, e é uma medida dos recursos financeiros que precisam ser investidos para realizar uma determinada atividade.

 Enquanto o proveito refere-se aos benefícios ou ganhos obtidos com a realização da atividade ou projeto e é uma medida dos resultados positivos que podem ser alcançados por meio da realização da atividade.

 
 

➽Qual é a diferença entre perda e despesa?

Uma perda é uma diminuição no valor de um ativo ou um aumento em uma obrigação, que resulta em uma redução do patrimônio líquido de uma entidade; enquanto despesas são os gastos incorridos pelas áreas não produtivas de uma empresa.

…Por: OSJ Cumbe

Quer referenciar este artigo no seu trabalho?

👉CUMBE, OSJ. (Agosto, 2023). << Qual é a diferença entre custo, despesa, investimento, proveito?>>; MozEstuda disponível em 

 
Encontre nesta página mais Livros/ e Exames do Sistema Nacional de Ensino, e muitas outras obras importantes para o seu processo de Ensino e/ Aprendizagem

2023/08/qual-e-diferenca-entre-custo-despesa.html.

PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sites MozEstuda

Please select a template!

© 2024 – MozEstuda. Todos os direitos reservados