Origem e Constituição da Semente

Neste artigo temos explicação detalhada dos processos de origem, constituição e germinação da semente: estrutura responsável pela reprodução da planta …

Compartilhar

Neste artigo temos explicação detalhada dos processos de origem e constituição da semente. As sementes são estruturas responsáveis pela reprodução dessas plantas, …

PUBLICIDADE

Origem e constituição da semente

Olá! Sabia que, depois da fertilização, algo mágico acontece? A flor começa a transformar-se, dando lugar ao delicioso fruto que todos adoramos! As paredes do ovário começam a formar a camada externa do fruto, chamada pericarpo, enquanto o óvulo se desenvolve eventualmente na deliciosa semente.

Dependendo do tipo de fruto, o pericarpo pode estar cheio de muita polpa suculenta, tornando-se num fruto carnudo ou suculento, ou pode ser um pouco mais simples e seco, sendo nesse caso chamado de fruto seco. Entusiasmante, não acha? Vamos avançar.

Origem da Semente

Origem é o processo pelo como uma planta começa a crescer a partir de uma semente. Há três etapas importantes na origem de uma planta: germinação, desenvolvimento e crescimento. 

Como se disse anteriormente, após a fecundação começa um processo de transformações pelas quais se origina o embrião e os seus anexos embrionários.

O conjunto formado pelo embrião, endosperma e tegumentos resultantes da transformação dos tegumentos do óvulo constitui uma semente, que pode ainda experimentar transformações, após as quais entra num estado de vida latente durante um período de tempo variável.

Constituição da Semente

Constituição da semente é a composição química e estrutura interna de uma semente. A semente contém todos os elementos necessários para a germinação e o desenvolvimento de uma planta. A semente é a estrutura da planta que vai originar a nova planta.

A semente é constituida por: tegumentocotilédonesembrião (radícula, folículo e gémula).

Nas angiospérmicas as sementes são constituidas por:

➧ Tegumento – é o revestimento quase impermeável que envolve as sementes, evitando a desidratação e protegendo a semente de microorganismos parasitas (fungos, bactérias e insectos).

➧ Cotilédones – é a estrutura que armazena substâncias de reserva nas dicotiledóneas, nas monocotiledóneas o endosperma é que armazena as substâncias de reseva.

Os cotilédones existem nas angiospérmicas, e a sua presença é um factor de classificação da semente em, monocotiledónea e dicotiledónea.

➧ Embrião – é a estrutura que originará a nova planta.

Embriãoé constituído por radículacaulículo e folículo ou gémula, cada uma destas partes vai originr a raíz, o caule, e as folhas da nova planta respectivamente.

➦ Radícula – é a parte do embrião que vai originar as raízes.

➦ Caulículo – é a parte do embrião que vai originar o caule.

➦ Gémula ou folículo – é a parte do embrião que vai originar o par de folhas da nova planta.

Veja a seguir a comparação entre monocotiledónea e dicotiledónea

PUBLICIDADE

Comparação entre Monocotiledónea e Dicotiledónea

As plantas monocotiledóneas e dicotiledóneas distinguem-se por certas características

Comparação entre Monocotiledónea e Dicotiledónea
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sites MozEstuda

Please select a template!

© 2024 – MozEstuda. Todos os direitos reservados