PUBLICIDADE

O que são Reinos e Impérios Antigos?

Os Reinos e Impérios antigos são territórios que resultaram da união de várias aldeias, conseguida a partir de lutas pela conquista de terras

Compartilhar

PUBLICIDADE

Os Reinos e Impérios antigos são territórios que resultaram da união de várias aldeias, conseguida a partir de lutas pela conquista de melhores terras para a agricultura e pecuária.

 

Nesta lição, vais estudar a formação dos reinos e impérios antigos. Vais também saber como estavam organizados estes reinos e impérios antigos, bem como as razões do seu declínio.

O que são Reinos e Impérios Antigos?
Uma comunidade aldeã
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Reinos e Impérios Antigos

Os Reinos e Impérios antigos são territórios vastos que surgiram resultado da união de várias aldeias. São comunidades com formas de organização complexas, que praticavam diversas atividades, onde o comércio e o artesanato davam uma nova dinâmica à vida das populações e à atividade política.

 

Os Reinos e Impérios antigos surgiram, na sua maioria, das lutas aldeãs pela ocupação de melhores terras para cultivo e para a criação de animais.

É importante saber que, quando numa comunidade aldeã, a população aumenta, cresce também a necessidade de mais terras para o cultivo e criação de animais.

A necessidade de ampliar a quantidade de terras cultivadas foi motivo das várias lutas entre comunidades.

 

Nessas lutas, as comunidades vencedoras dominavam a população das comunidades vencidas e estas passavam a fazer parte de uma só organização, com um chefe.

 

Este chefe não era só de uma, mas de várias aldeias ou comunidades, que se chamavam Chefaturas.

As várias chefaturas é que formavam um Reino ou Império. É que foram surgindo territórios delimitados e cada vez mais extensos.

 

PUBLICIDADE

Diferenças entre Reinos e Impérios

Reinos e Impérios são conceitos históricos e geopolíticos que têm sido utilizados para descrever diferentes formas de organização política e territorial ao longo da história. Embora possam parecer semelhantes, existem diferenças importantes entre eles.

 

Reinos

Reinos são formas de organização política em que uma monarca (um rei ou uma rainha) governa um território com poderes absolutos ou quase absolutos. 

A monarca é o chefe de estado e tem o poder de decidir sobre questões políticas, militares e jurídicas. Reinos podem ser hereditários, onde o trono é passado de geração em geração, ou eleitorais, onde a monarca é escolhida por um grupo de pessoas ou um corpo eleitoral.

 

Impérios

Os impérios, por outro lado, são formas de organização política em que um único indivíduo ou grupo de indivíduos domina um grande território e exerce autoridade sobre várias nações ou culturas.

 Impérios podem ser estabelecidos por meio de conquistas militares, colonização ou tratadas. O poder é geralmente exercido por um imperador ou uma autoridade central, que pode ser uma monarquia ou uma república.

Quais são as principais diferenças entre reinos e impérios

As principais diferenças entre reinos e impérios são:

a) Poder de decisão: Em reinos, a monarca tem poderes absolutos ou quase absolutos, enquanto em impérios, o poder é exercido por um imperador ou uma autoridade central, mas pode ser limitado por uma constituição ou uma assembleia legislativa.

b) Território: Reinos são geralmente menores e mais localizados, enquanto impérios são maiores e podem incluir várias nações ou culturas.

c) Forma de governo: Reinos são frequentemente monarquias, enquanto impérios podem ser monarquias, repúblicas ou ditaduras.

d) Legitimidade: Os reinos são frequentemente legitimados pela tradição, religião ou direito divino, enquanto os impérios podem ser legitimados pela conquista ou colonização.

 


OUTROS MATERIAIS 


PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE

Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática … 

© 2024 MozEstuda   Por: OSJ. Cumbe