O que é bioética? O que significa?

A bioética  é a ciência que busca determinar os princípios morais relativos à biologia humana e como ela deve ser tratada.

Compartilhar

A bioética  é a ciência que busca determinar os princípios morais relativos à biologia humana e como ela deve ser tratada.



PUBLICIDADE

Definição; Etimologia e Significado de Bioética.

Etimologia:

Bioética vem  da junção das  palavra  bios  (em  grego que significa vida,) e ética
 

Significado

 Bioética refere-se  a  uma  reflexão  sobre  os  valores  da vida, ou  uma moral  que  se  interessa  pelos desafios  e  as  repercussões  da  Biologia  e  Medicina.
 
 

 Definição:

 Segundo Pierre  Deschamps: a bioética  é  a  ciência  normativa  do  comportamento  humano aceitável  no  campo  da  vida  e  da  morte;
 Para David  Roy: a bioética  é  o  estudo  interdisciplinar  do  conjunto  das  condições que  uma  gestão  responsável  da  vida  humana  (ou  da  pessoa humana)  exige,  no  quadro  dos  progressos  rápidos    e  complexos do  saber  e  das  tecnologias  biomédicas.
A bioética é uma teoria ética contemporânea com foco na biologia humana e seus dilemas éticos. 
A bioética  é a ciência que busca determinar os princípios morais relativos à biologia humana e como ela deve ser tratada.
 



Como  e Quando surgiu a bioética?

Esta ciência surge segunda  metade do século XX devido ao avanço das pesquisas genéticas e da medicina no geral para a modificação da vida humana e a promoção do conforto humano, bem como para a utilização de cobaias vivas.



PUBLICIDADE

Qual é a Importância da bioética?

▪️ A bioética estuda a dimensão ética dos modos de tratar a vida humana e animal, em pesquisas científicas e suas aplicações.
▪️ Permite  que haja uma responsabilidade moral nos procedimentos, práticas, pesquisas e atos médicos e beneficiando a  sociedade como um todo.



PUBLICIDADE

Qual o objetivo da bioética?

A aplicação do conceito de bioética tem como objetivo garantir que haja uma responsabilidade moral nos procedimentos, práticas, pesquisas e atos médicos e beneficiando a  sociedade como um todo.
A bioética tem como objetivo facilitar ao pesquisadores a encararem os conflitos e questões biológicas que surgem na vida profissional e garantir se posicionem diante destes conflitos de maneira ética. 
A prática da bioética requer condições que transcendem a liberdade e se materializam em características que permitem a resolução de conflitos que inevitavelmente acompanham o progresso científico. Os valores básicos que sempre guiaram a humanidade à grandeza são: humildade, grandeza, prudência e solidariedade.  
 

PUBLICIDADE

Quais são os ramos da bioética?

Existem quatro ramos principais da bioética, que são:

1. Bioética descritiva

Este ramo da bioética se concentra na descrição e análise de questões éticas relacionadas à pesquisa e prática médica. Isso inclui a análise de casos médicos específicos e a discussão de questões mais amplas, como o papel da tecnologia na medicina e a relação entre pacientes e médicos.

2. Bioética normativa

Este ramo da bioética se concentra na formulação de princípios éticos que devem orientar a pesquisa e prática médica. Isso inclui a discussão de questões como autonomia do paciente, justiça na distribuição de recursos médicos e o papel dos médicos na tomada de decisões éticas.

3. Bioética aplicada

Este ramo da bioética se concentra na aplicação dos princípios éticos à prática médica. Isso inclui a análise de questões como o uso de tecnologias médicas avançadas, a experimentação em seres humanos e a tomada de decisões difíceis em situações clínicas complexas.

4. Bioética crítica

Este ramo da bioética se concentra na análise das estruturas sociais e políticas que influenciam a pesquisa e prática médica. Isso inclui a discussão de questões como desigualdades no acesso aos cuidados de saúde, o papel das empresas farmacêuticas na pesquisa médica e as implicações éticas da globalização na medicina.



Para Saad (na Revista BioEthikos):
A principal referência da bioética é a solidariedade, que se conjuga com outras referências da bioética que são: autonomia, justiça, equidade, vulnerabilidade, não malícia, benevolência, prudência, diferença, responsabilidade, altruísmo
A Enciclopédia define bioética como: “o estudo sistemático do comportamento perspetivo a luz dos valores e princípios morais” e esta  tida como a definição mais aceita.

BAIXAR TAMBÉM: 

Encontre nesta página mais Livros/ e Exames do Sistema Nacional de Ensino, e muitas outras obras importantes para o seu processo de Ensino e/ Aprendizagem
PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sites MozEstuda

Please select a template!

© 2024 – MozEstuda. Todos os direitos reservados