A Contabilidade Financeira regista as transações financeiras e tributárias, mas não acompanha os movimentos internos e outras funções, dai a necessidade da C de Custos
A Contabilidade Financeira regista as transações financeiras e tributárias, mas não acompanha os movimentos internos e outras funções, dai a necessidade da C de Custos
A contabilidade financeira, como forma de fornecer informações a uma organização (como empresa, clínica, escola, hospital, etc.), é capaz de fornecer todos os dados necessários para uma gestão eficaz?
PUBLICIDADE
|
A Contabilidade Financeira regista as transações financeiras e tributárias, mas não acompanha os movimentos internos relacionados à produção e outras funções, dai a necessidade da C de Custos |
Para o cumprimento efetivo de suas funções administrativas, os responsáveis pela gestão de diferentes entidades devem adquirir informações pertinentes, atualizadas, inequívocas e imparciais. Essas informações são cruciais para a realização de tarefas essenciais, como organização, planejamento e controle.
Para obter as informações necessárias, eles precisarão depender de várias técnicas, uma das quais é a Contabilidade.
Os gerentes de uma entidade devem ter uma compreensão abrangente dos aspectos financeiros de seus negócios. Isso inclui não apenas as despesas, receitas e resultados relacionados a seus produtos e serviços, mas também aqueles que surgem em diferentes departamentos e funções da entidade. Ao fazer isso, eles podem garantir que o processo de tomada de decisão dentro da entidade seja eficaz e apoie a consecução de seus objetivos.
A contabilidade financeira, como forma de fornecer informações a uma organização (como empresa, clínica, escola, hospital, etc.), é capaz de fornecer todos os dados necessários para uma gestão eficaz?
Apurar a contribuição individual de cada produto para o resultado financeiro global do ano. Este conhecimento é fundamental para identificar quaisquer produtos que possam estar gerando prejuízos ou se mostrando insuficientemente rentáveis.
Examinar e avaliar as condições internas sob as quais o sistema opera.
Analisar os custos e resultados associados a cada produto ao longo das diferentes fases do processo produtivo, categorizados por funções e centros de despesas.
A Contabilidade financeira não fornece respostas para questões como:
✓ Qual o custo de cada unidade produzida? Esta informação é necessária para a determinação dos preços de venda, para a valorização dos inventários finais e para efeitos do controlo dos custos de produção;
✓ De que modo se repartem os gastos pelos produtos fabricados e serviços prestados pela entidade?
✓ Qual a evolução dos gastos de um determinado centro de gastos?
✓ Haverá possibilidade de reduzir o custo industrial dos produtos reduzindo, por exemplo os gastos fixos?
✓ Qual a estrutura de gastos ao longo do ciclo produtivo dos produtos fabricados?
Qual é o peso dos gastos fixos e dos gastos variáveis no custo industrial dos produtos?
✓ Deve a empresa optar por substituir uma máquina ou proceder a sua reparação?
✓ Como avaliar o custo dos produtos em vias de fabrico?
O foco principal da Contabilidade Financeira é registar as transações financeiras e tributárias, mas não acompanha os movimentos internos relacionados à produção, vendas, recursos humanos e outras funções.
Pode-se concluir que a contabilidade financeira não oferece consistentemente à administração informações pertinentes, suficientes e pontuais. Mesmo as pequenas entidades devem monitorar diligentemente a evolução de sua gestão e planejar e controlar cuidadosamente suas atividades para tomar decisões corretivas informadas.
Assim, é imperativo que a informação fornecida seja abrangente e específica, focando-se em prazos mais curtos. Isso permitirá que os gerentes obtenham uma compreensão precisa das operações em diferentes departamentos da organização e seu respetivo impacto nos resultados gerais.
Para adquirir essas informações, a organização deve recorrer a um campo alternativo da contabilidade conhecido como contabilidade de custos e de gestão.
O âmbito da contabilidade de gestão e de custos difere do da contabilidade financeira e não está limitado pelas normas contabilísticas definidas no Plano Geral de Contabilidade. Com isso, tem mais flexibilidade e autonomia em suas operações.
A utilização da contabilidade de gestao e de custos é crucial no cálculo de despesas e resultados de acordo com o produto, departamento e centro de despesas, bem como na determinação de preços de bens e serviços e na administração eficaz da gestão.
Vale a pena notar, no entanto, que essas duas formas de contabilidade estão interconectadas e se reforçam mutuamente.
Baixe também: Todos livros da 10ª classe em PDF AQUI.
Seu trabalho académico de Matemática, Física, etc ... Projetos/Relatório está difícil?
Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática …
© 2024 MozEstuda Por: OSJ. Cumbe