Fenômenos: O que são? Como são classificados? Um fenômeno é definido como um evento ou processo observável ou quantificável, …
Fenômenos: O que são? Como são classificados? Um fenômeno é definido como um evento ou processo observável ou quantificável, …
Um fenômeno é definido como um evento ou processo observável ou quantificável, surgido natural ou artificialmente, ou de interações ou alterações causadas por substâncias ou objetos. Os fenômenos físicos não alteram a composição química da substância, enquanto os fenômenos químicos causam uma mudança na composição química da substância.
Neste artigo falaremos de:
O QUE É FENÔMENO?
TIPOS/ CLASSIFICAÇÃO DE FENÔMENOS.
Como são classificados os fenômenos?
Qual é a diferença entre fenômenos físicos e fenômenos químicos?
FENÔMENOS QUÍMICOS E FENÔMENOS FÍSICOS EM SIMULTÂNEO
FENÔMENOS NATURAIS E FENÔMENOS ARTIFICIAIS
Quais são alguns exemplos de fenômenos naturais e de fenômenos artificiais?
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FENÔMENOS NATURAIS E FENÔMENOS ARTIFICIAIS?
Qual é a importância de distinguir entre fenômenos naturais e artificiais?
Fenômeno é qualquer transformação que o que ocorre na natureza.
Tudo o que ocorre na Natureza pode ser classificado como um fenômeno. Isso inclui qualquer evento ou
processo que pode ser observado ou medido.
Fenômenos são ocorrências ou transformações que podem ser observadas e explicadas. Os fenômenos podem ser naturais ou artificiais; físicos ou químicos.
Os fenômenos podem classificados/divididos em fenômenos físicos ou fenômenos químicos e fenômenos naturais ou fenômenos artificiais.
Um fenômeno físico é uma transformação que ocorre sem alteração na composição química da matéria envolvida. São aqueles que NÃO há surgimento de novas substâncias com novas propriedades.
Exemplos: mudanças no estado físico da matéria (como a solidificação, a ebulição, liquefação, sublimação, dissolução), a emissão de ondas sonoras, a manifestação do magnetismo, a dissolução do açúcar, alterações no tamanho ou densidade da substância, a mudança de cor também etc.
Um fenômeno físico é uma transformação que ocorre com mudanças na composição química das
substâncias envolvidas. São aqueles que há surgimento de novas substâncias com novas propriedades.
Exemplos: Quando se queima papel, o bolor de pão, apodrecimento da comida, Combustão do carvão, enferrujamento do prego, amadurecimento dos frutos, reações de combustão, corrosão, neutralização, entre
outros.
Fenômenos físicos são aqueles em que a composição química da matéria permanece inalterada, e ocorrem mudanças em suas propriedades físicas, como alterações de cor, forma, tamanho, densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição e etc.
Enquanto os fenômenos químicos são aqueles que a substância sofre uma transformação que altera sua composição química, e produz uma nova substância com características diferentes. Alguns exemplos de fenômenos químicos incluem combustão, oxidação, redução, fermentação, eletrólise e reações ácido-base.
Por exemplo, a queda de um papel é considerada um fenômeno físico, pois não há alteração em sua
composição química. Porém, se um papel for queimado, torna-se um fenômeno químico devido à transformação em sua composição química.
Alguns fenômenos podem ser uma combinação de ambos, isto é, combinação de mudanças físicas e químicas.
O processo de eletrólise, que envolve a separação da água em átomos de hidrogênio e oxigênio, é um exemplo de fenômeno que pode ser atribuído a mudanças físicas e químicas.
Isso porque o processo envolve dois componentes: a transformação física da água por meio do fluxo de eletricidade e a subsequente alteração química das ligações químicas da molécula de água
Quanto as suas causas os fenômenos podem ser Fenômenos naturais e Fenômenos artificiais.
Fenômenos naturais são transformações que ocorrem sem qualquer intervenção ou controle humano. Isso
inclui o movimento da Terra ao redor do Sol, a criação de nuvens, terremotos e vários outros.
Um fenômeno natural é uma transformação que ocorre no meio ambiente, independente da influência
humana. Tais transformações podem ser tão mundanas quanto ocorrências de rotina ou tão inesperadas quanto eventos súbitos e desastrosos.
O mundo natural é governado por leis, elementos e processos independentes dos seres humanos. Esses fatores dão origem a fenômenos naturais que ocorrem no mundo.
Um fenômeno artificial é uma transformação que está ligada ao ser humano, ou seja, processo que ocorre com a intervenção da ação do homem.
Os fenômenos artificiais são criados pelo homem, como a tecnologia, as construções, os sistemas de comunicação, entre outros.
Embora o termo possa parecer amplo, é frequentemente usado para descrever as maneiras pelas quais os humanos moldaram o mundo ao seu redor e o impacto que essas criações tiveram no meio ambiente e na sociedade como um todo.
A evaporação da água do mar, a transpiração das plantas, a formação das nuvens são exemplos de fenômenos naturais (ocorrem sem intervenção da ação do homem)
O congelar da água na geladeira, a fervura da água na panela, a cozedura de alimentos, são exemplos de fenômenos artificiais (resultantes da intervenção da ação humana)
A diferença entre fenômenos naturais e
artificiais é bem simples. Um fenômeno natural é um acontecimento natural, ou
seja, ligado inteiramente à natureza e sem intervenção da ação do homem. Já um
fenômeno artificial é aquele que está ligado ao ser humano, ou seja, processos
que ocorrem com a intervenção da ação do homem.
A compreensão do mundo que habitamos é auxiliada pela distinção entre fenômenos naturais e produzidos pelo homem. Os fenômenos naturais, que ocorrem sem intervenção humana, são separados dos fenômenos artificiais, que são criados pelo homem.
Seu trabalho académico de Matemática, Física, etc ... Projetos/Relatório está difícil?
Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática …
© 2024 MozEstuda Por: OSJ. Cumbe